Entrevista ao Professor Paulo Sá

PUB

Na semana em que a Associação Desportiva Académica Maia – Ismai participou, pela primeira vez, numa competição europeia – a 3ª Eliminatória da Taça Challenge, o Professor Paulo Sá falou sobre o jogo da 1ª Mão e sobre as expectativas para a 2ª Mão, em casa, no próximo dia 24 de Novembro.

– O ADA Maia – Ismai estreou-se, no passado fim-de-semana, nas competições europeias, mais exactamente na Taça Challenge. Como é que encararam e prepararam o jogo da 1ª Mão, na Áustria?

Prof. Paulo Sá: – O jogo foi encarado com muita seriedade e preocupação, pois foi uma estreia do clube neste tipo de competições. Foi também uma estreia para a maioria dos atletas, pelo que, além da motivação natural por esta participação, era necessário retirar alguma dose de ansiedade, que poderia ser prejudicial no jogo. Na preparação do jogo, recorremos à análise em vídeo de jogos do adversário, bem como às estatísticas do Alpla HC Hard, na Liga Austríaca de Andebol, de forma a não sermos surpreendidos e também para ensaiar, em treino, algumas estratégias que os pudessem surpreender.

– Já conheciam a equipa adversária, o Alpla HC Hard?

Prof. Paulo Sá: – Apesar desta equipa já ter jogado há 3 anos atrás, contra o ABC, para esta mesma competição, sabíamos que a base tinha sido alterada na sua globalidade. Trocámos 2 DVDs com o clube adversário, podendo assim ter um conhecimento mais real da equipa. Têm 3 jogadores internacionais austríacos, 2 internacionais polacos, um pivot lituano e um lateral alemão. Este é o oitavo ano consecutivo em que participam nas competições europeias, pelo que sabíamos que, do lado contrário, estava uma equipa muito experiente e de grandes capacidades físicas.

– O jogo da 2ª mão da 3ª Eliminatória é disputado sábado, dia 24, na Maia. Que expectativas tem para este jogo?

Prof. Paulo Sá: – As expectativas são as de conseguirmos o apuramento e é nesse sentido que já estamos a trabalhar. No entanto, estamos conscientes da dificuldade de recuperar 8 golos. Pela análise que fazemos do jogo da 1ª mão, que foi pautado pelo equilíbrio até aos 55 minutos, será possível, jogando nos limites da perfeição e explorando pequenas lacunas do adversário, vencer o jogo e até a eliminatória.

– Vai fazer alterações na equipa para o jogo de sábado?

Prof. Paulo Sá: – As alterações a realizar serão ao nível de estratégias defensivas, que nos permitam recuperações de bola mais fáceis e assim explorar o contra-ataque e a velocidade de jogo. Na Áustria defendemos 6:0 e 5+1, com marcação ao jogador central, e neste jogo não devemos sair destes sistemas, tornando-os mais profundos e antecipativos em relação ao adversário.

– Jogar a 2ª Mão em casa pode ser decisivo para alterar o rumo da eliminatória? Preferia ter jogado em casa a 1ª Mão?

Prof. Paulo Sá: – Não. Parece que a ordem desta eliminatória foi a ideal. Falhámos na diferença do resultado, pois o resultado correcto após o visionamento de todo o jogo, já por vídeo, seria uma derrota nossa por 2 ou 3 golos. E, nesse caso, diria que a passagem da eliminatória estaria muito próxima de ser assegurada.

– Estão em 4º lugar no Campeonato Nacional. Que balanço faz do Campeonato até agora?

Prof. Paulo Sá: – O balanço é positivo, estamos a um ponto do 1º lugar. A prestação da equipa não é, ainda, a melhor, pois tem faltado alguma regularidade dentro de cada jogo. São questões de pormenor que vão sendo corrigidas com o tempo e com o desenrolar dos jogos. A nossa preocupação terá de se concentrar nos Play-Offs, pois a presença nestes está quase assegurada.

– O ADA Maia – Ismai é o campeão nacional da época 2006/07. Os vossos objectivos passam pela revalidação do título?

Prof. Paulo Sá: – Atendendo a que quase não existiram alterações na equipa e que estamos mais fortes em termos de apoio directivo, o nosso principal objectivo será revalidar o título nacional. A juventude do clube – 3º ano de existência – e dos atletas, cuja média de idades é inferior a 23 anos, torna-nos mais ambiciosos, pelo que se incute um espírito de conquista e superação numa equipa constituída fundamentalmente por alunos universitários.

Patrocinadores Institucionais