A caminho do Europeu com Renata Tavares

PUB

Renata Tavares
Pivot
Madeira Sad
144 internacionalizações

– O que sentiste ao eliminar a Polónia, no Play-Off, depois da derrota na 1ª Mão, e perceberam que estavam na Fase Final do Europeu?
– Senti uma felicidade enorme, é indescritível, porque depois de termos perdido por 9, sermos capazes de ganhar por 11… Acho que ninguém acreditava, só mesmo nós e realmente foi possível. Foi um sonho que se tornou realidade para nós.

– Como foste recebida no clube onde jogas, em casa e pelos amigos?
– Fui muito bem recebida, deram-me os parabéns e ficaram muito contentes.

– Já na preparação para a Fase Final do Campeonato da Europa Macedónia 2008, Portugal esteve na Eslováquia, onde ganhou o Eslováquia Cup 2008, torneio com grandes selecções. Qual foi o segredo do vosso sucesso?
– Penso que foi a união, principalmente defensiva, acho que estivemos muito bem e o espírito de sacrifício. Não foram jogos fáceis, principalmente o jogo com a Eslováquia, que foi todo ele muito equilibrado. A união é que nos fez vencer.

– No Campeonato da Europa, Portugal está no Grupo 2 com a Ucrânia, Espanha e Noruega. Quais vão ser as vossas maiores dificuldades e, por outro lado, o que é que vai jogar a vosso favor?
– A maior dificuldade, vai ser o jogo com a Noruega, que é a campeã olímpica. As outras duas equipas, eu penso que estão ao nosso alcance.

– Portugal vai estrear-se na Fase Final do Campeonato da Europa. Como é que imaginas que vai ser?
– Vai ser uma festa e, para mim, é um sonho. Acho que fora e dentro vamos aproveitar ao máximo, sempre com muito trabalho, mas acho que também nos vamos divertir muito.

– Como é que te sentes ao saber que fazes parte da Selecção que fez história, ao conseguir o apuramento para a Fase Final do Campeonato da Europa Seniores Femininos?
– Sinto-me muito bem, sinto-me especial.

– Até hoje, qual foi, para ti, o jogo mais marcante que já fizeste pela Selecção Nacional?
– É difícil dizer… mas o jogo com a Polónia, acho que estive bem, estivemos todas muito bem. Este jogo fica-nos, para já, na memória. Espero que possa ter outros, para recordar assim.

– Tens algum hábito ou ritual que faças sempre antes do início de cada jogo?
– Não, não tenho. Procuro concentrar-me, pensar em tudo o que falamos. E procuro estar bem disposta, concentrada mas bem disposta.

– Desejos e expectativas para esta época desportiva?
– Desejo passar à 2ª Fase do Campeonato da Europa e tentar a melhor a melhor classificação. Agora é isso.

Patrocinadores Institucionais