“Portugal, Poder Local e Desporto”

PUB

“Portugal, Poder Local e Desporto” junta prestigiadas personalidades do país

Perante inúmeros convidados ilustres do mundo do desporto, autarquias, cultura, empresas e política, entre os quais a Assessora do Presidente da República Cavaco Silva e um Assessor do Primeiro-Ministro José Sócrates presentes na primeira fila, realizou-se no passado dia 22 de Janeiro, no auditório do Comité Olimpico de Portugal, a cerimónia de lançamento do livro “Portugal, Poder Local e Desporto”, da autoria de Mário Teixeira, Professor Universitário e Dirigente Desportivo.

O ex-Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro Durão Barroso, José Luis Arnaut, responsável pelo prefácio de “Portugal, Poder Local e Desporto”, realçou a importância de uma «magnífica» obra que «sintetiza a leitura abrangente» de várias áreas que estão interligadas com o desporto, como é o caso da educação, do turismo, do desenvolvimento regional, da economia, do direito, das relações internacionais, da política e até da religião, entre outras.

As mais altas personalidades presentes, que encheram completamente o espaço, assistiram à revelação de uma obra inovadora com «temas estruturantes que percorrem o passado, o presente e o futuro do desporto no pais e nos municípios», relacionando-o com outros sectores da sociedade, numa altura que considera «muito importante» para Portugal, explicou o autor.

O timing do lançamento deste livro «não surgiu por acaso», reconheceu Mário Teixeira. «A escolha deste momento foi intencional. Em 2009 iniciam-se novos ciclos quadrienais. Haverá eleições legislativas e autárquicas, assim como para as Federação Desportivas e Comité Olímpico. É um ano de transição e mudança. As novas gerações precisam de ter um futuro», disse, para depois reforçar: «Merecem ter um futuro».

Também na mesa de honra, o reitor da Universidade de Évora, Jorge Araújo, congratulou-se por docentes da instituição produzirem publicações com esta qualidade. Já o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, referiu que ao utilizar uma «linguagem acessível sobre conteúdos cativantes», ao longo de doze capítulos, o autor proporciona uma agradável leitura à «população em geral, quer aos profissionais quer ao cidadão comum».

Uma parte da receita das vendas será doada à Fundação Carlos Lopes, sendo aplicada em projecto desportivo para pessoas deficientes.

Sublinha-se que um dos capítulos da obra foi galardoado no âmbito do Prémio Nacional para a Imprensa Regional.

Visualize as fotos do evento e outras informações em:
www.portugal-poderlocal-desporto.com

Patrocinadores Institucionais