Portugal recebeu a França em casa cheia na Póvoa de Varzim

PUB

Os minutos iniciais da partida foram jogados debaixo de muito equilíbrio, com a França a impor uma rápida reposição da bola em jogo e Portugal a mostrar algumas dificuldades no ataque, jogando muitas vezes no limite do jogo passivo, naquilo que foi um critério apertado da dupla de arbitragem grega.

A primeira vantagem de dois golos só aconteceu um pouco depois do minuto 15 e favoreceu os campeões mundiais (8-10). Aos 26 minutos (11-14), Mats Olsson troca de guarda-redes, fazendo entrar Hugo Laurentino, já depois da França, em sete minutos, ter conseguido um parcial de 5-0, passando o marcador para 11-17.

No segundo tempo, com Hugo Figueira de regresso à baliza e José Costa nas acções atacantes, Portugal voltou a equilibrar a partida, conseguindo um parcial de 8-7 a seu favor no primeiro quarto-de-hora. Aos 50 minutos a diferença no marcador tinha baixado até aos quatro golos (22-26) mas nos minutos finais a formação francesa voltou a distanciar-se, terminando a partida com sete golos de vantagem (27-31).

No final do jogo, o seleccionador nacional, Mats Olsson, referiu que “assistimos a um jogo de bom nível. Fizemos um bom jogo colectivamente, com Portugal a obrigar a França a alterar várias vezes a sua defesa. Uma vez mais notou-se que a diferença entre o topo mundial e uma equipa que trabalhar para lá chegar, é a finalização. Quando chegamos à altura dos jogadores chegarem ao final de uma combinação e têm de finalizar, nota-se que temos uma eficácia mais baixa que a França”. Por isso, “os guarda-redes disseram-me que não há ninguém que, em Portugal, remate com esta velocidade, como estes jogadores. Falta-nos um pouco de experiência nos momentos-chave do jogo e não podemos deixar a França chegar a três e quatro golos de vantagem. Mas esta é a diferença entre o top mundial e nós, Portugal, que estamos a trabalhar para subir”.

Agora, o seleccionador nacional já pensa no jogo de domingo, frente ao Luxemburgo e alerta para as dificuldades que podem deparar-se, recordando as dificuldades que França e Letónia sentiram nas suas deslocações ao Luxemburgo.

Claude Onesta, seleccionador francês, assegurou que “a França encarou este jogo de uma forma muito séria” e que a sua equipa “teve de aplicar-se para levar de vencida Portugal que colocou muitas dificuldades, especialmente em determinada fase da segunda parte. Para mim, a exibição de Portugal não constituiu qualquer surpresa”.

O boletim de jogo encontra-se aqui, em anexo.

GRUPO 6

1ª Jornada
Letónia : República Checa – 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
– República Checa : França 32-29
– Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
– PORTUGAL : Letónia 33-31
– Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
– Letónia : PORTUGAL 25-31
– República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
– Letónia : Luxemburgo 31-29
– Portugal : França 24-31

Classificação Geral – Grupo 6
1º – República Checa (8 pontos)
2º – França (4 pontos)
3º – Portugal (4 pontos)
4º – Letónia (4 pontos)
5º – Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Patrocinadores Institucionais