Portugal mais perto do ‘mundial’

PUB

Depois de, na ronda inaugural, terem ultrapassado a Bélgica, os comandados de Rolando Freitas voltaram a não sentir grandes dificuldades para se impôr a uma Geórgia que apenas nos minutos iniciais colocou algumas dificuldades aos portugueses. Ao intervalo, a vantagem lusa já era bem confortável (16-9).

No segundo tempo, o seleccionador nacional utilizou todos os jogadores sem que a produção da equipa fosse afectada com essa opção. Com esta vitória e o triunfo da Bélgica sobre a Turquia, Portugal está agora mais perto da fase final do ‘mundial’ do Egipto.

“Não foi um jogo fácil, contrariamente ao que o resultado pode indiciar. Estava suposto que vencêssemos, que o fizéssemos por números confortáveis, atendendo ao que se passou na primeira jornada, pelo que entramos a tentar fazer dois golos em cada ataque e a defender duas bolas em cada situação de defesa”, analisou Rolando Freitas. <b"Isso trouxe alguma intranquilidade, aliado ao facto de não estarmos a finalizar bem. Ao intervalo, se as coisas estivessem a correr normalmente nesse aspecto, ainda podíamos estar com vantagem mais confortável”. Depois, Portugal acertou alguns pormenores e “a partir daí, começámos a recuperar mais bolas e notou-se o facto de estarmos melhor fisicamente”. Portugal aumentou a velocidade do jogo e o resultado consolidou-se com naturalidade.

Rolando Freitas procedeu a algumas alterações no lote dos convocados para o jogo com a Geórgia, uma situação natural para o técnico português. “Temos 16 jogadores, no primeiro jogo actuámos com 14, hoje com 12, poupámos o Bruno Dias e o Fábio Vidrago por decisão. Contamos com todos e temos transmitido essa imagem para todos e para dentro da equipa”. Rolando Freitas reforça que “todos são importantes no seu devido papel. Há pouco tempo, Portugal não conseguia jogar com mais do que oito ou nove jogadores e actualmente utilizamos entre 12 a 14 atletas em cada jogo”.

Sobre o derradeiro jogo frente à Turquia, este domingo, Rolando Freitas sabe que é decisivo. “Esperamos ter o apoio de muito público no pavilhão, que nos galvanize e ajude nesta grande vontade que temos de nos apurar”. Ricardo Pesqueira, que não foi utilizado frente à Geórgia devido a uma lesão contraída no treino realizado de manhã, já deve estar apto para a partida frente à Turquia.

Pavel Tsiunchyk foi um dos jogadores em evidência na formação portuguesa. “O jogo não foi muito fácil. Entrámos ansiosos mas ao longo do jogo conseguimos equilibrar e ganhar vantagem. Colectivamente estivemos muito bem a lutar na defesa, conseguimos muitos contra-ataques por mérito da defesa”. Quanto à sua prestação individual, Pavel mostra-se satisfeito. “Estou em boa forma, tenho jogado, que é o mais importante e espero continuar. Agora falta um pequeno grande passo, que dá pelo nome de Turquia, o adversário teoricamente mais cotado. Temos de ganhar e tudo vamos fazer para que assim seja”.

Calendário e resultados dos jogos é o seguinte:

Sexta-feira, 10.04.09
16:00 – Turquia : Geórgia 32-19 (16-05)
18:00 – Portugal : Bélgica 34-19 (17-10)

Sábado, 11.04.09
16:00 – Bélgica : Turquia 24-23 (8-12)
18:00 – Geórgia : Portugal 17-39 (9-16)

Domingo, 12.04.09
15:00 (RTP2) – Portugal : Turquia
17:00 – Bélgica : Geórgia

Classificação Geral – Grupo 2
1º – Portugal (4 pontos)
2º – Turquia (2 pontos)
2º – Bélgica (2 pontos)
4º – Geórgia (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais