Portugal quer confirmar favoritismo e chegar ao ‘mundial’

PUB

Quanto a Portugal, integra o grupo 2 de qualificação, que tem sede na Guarda, e vai medir forças com a Bélgica, Geórgia e Turquia, sabendo que apenas o primeiro classificado tem acesso à fase final do “mundial”.

O Grupo 2 arranca esta sexta-feira, com Portugal a defrontar a Bélgica, e Rolando Freitas já definiu as prioridades para esta partida: “Temos de nos concentrar bem para o jogo com a Bélgica. É o primeiro encontro, e numa fase em que só se disputam três partidas, é sempre extremamente importante. Uma vitória permite um estado de espírito, uma tranquilidade, muito importantes para disputar os jogos seguintes”.

Quanto ao conhecimento do adversário, Rolando Freitas confessa que “ao contrário do que é habitual, temos poucas informações sobre a Bélgica, formação que realiza poucos jogos internacionais, pelo que a possibilidade de nos documentarmos não foi muita. De qualquer maneira, reunimos informação sobre as características mais importantes dos seus principais jogadores. Aguardamos uma equipa com alguma velocidade, com um trabalho defensivo consistente mas também esperamos ser mais fortes que eles, apesar de não os conhecermos em profundidade”.

O seleccionador nacional já transmitiu uma mensagem de tranquilidade aos seus jogadores, recordando-lhes que “os jogos não se ganham aos cinco ou dez minutos, mas sim no final e o somatório do que fizermos bem no primeiro jogo é que nos vai dar a vitória que tanto esperamos para entrar bem nesta competição. Temos de trabalhar e fazer um jogo sério que não se decidirá nos minutos iniciais”.

Sobre os outros adversários, “teoricamente, pensa-se que a Turquia, no último dia, será o adversário mais difícil. É uma formação experiente, já que doze dos seus jogadores já disputaram a qualificação de sub-21 há dois anos”.

JOSÉ LOPES QUER ESTAR NO EGIPTO
José Lopes, guarda-redes do Sporting, assegura que “o estado de espírito da equipa é bom e estamos preparados. Pode pensar-se que este apuramento vai ser fácil, mas não estamos convencidos disso. Estes jogos têm sempre um grau de dificuldade elevada, seja frente aos melhores do Mundo ou aos menos dotados. Vamos dar tudo por tudo e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para estar na fase final, no Egipto”.

ÁRBITROS DA RÚSSIA E DINAMARCA
Para dirigir os jogos do Grupo 2 desta fase de apuramento, estão nomeadas as duplas Dennis Stenrand / Anders Kaerlund Birch (Dinamarca) e Andrej Kaveshnikov / Petr Plotnikov (Rússia).

Os encontros vão decorrer no Pavilhão de S.Miguel, na Guarda, e são transmitidos online no Portal do Andebol. O jogo de 12 de Abril, Portugal – Turquia, é também transmitido em directo na RTP2.

O calendário de jogos do Grupo 2 é o seguinte:
– Sexta-feira, dia 10:
16:00 – Turquia : Geórgia
18:00 – Portugal : Bélgica

– Sábado, dia 11:
16:00 – Bélgica : Turquia
18:00 – Geórgia : Portugal

– Domingo, dia 12:
15:00 – Portugal : Turquia (RTP 2)
17:00 – Bélgica : Geórgia

Patrocinadores Institucionais