Portugal vence Bélgica

PUB

Na Guarda, os jogadores portugueses passaram com êxito o primeiro teste, cumprindo um dos objectivos traçados por Rolando Freitas para esta campanha – vencer o primeiro jogo.

“Era um jogo fundamental, no fundo como são os outros, mas este era particularmente porque nos permitiu entrar bem nesta fase de apuramento, dando confiança à equipa”. O técnico nacional reconhece que “jogámos bem, ganhámos por uma diferença interessante pelo que nos sentimos bem por ter cumprido esta tarefa” e não escondia a sua satisfação pela maneira como a equipa jogou. “A equipa esteve muito motivada, empenhada, com uma grande vontade de defender e interessada em praticar um andebol moderno, com muita paciência na defesa, frente a uma equipa belga que não era fácil. Trata-se de uma equipa com grandes mudanças de direcção, com grandes paragens, um jogo difícil de encaixar e Portugal soube ter paciência, soube defender, lançar os seus contra-ataques e vencer com naturalidade”.

Sobre a Geórgia, observada hoje por Rolando Freitas, “aparentemente, a Geórgia é um adversário mais débil que a Bélgica. Mas, se não tivermos a mesma postura e atitude, as coisas podem complicar-se e vamos ter problemas. Os georgianos são muito possantes, fortes e, apesar de não terem grande experiência internacional, criam algumas dificuldades. A Turquia, por exemplo, só ampliou a sua vantagem graças ou quatro ou cinco golos na parte final do jogo. Parece-me que deve ser um jogo de claro pendente para Portugal, mas há que jogar com seriedade e responsabilidade, com a mesma determinação que tivemos hoje”.

O central Tiago Pereira foi um dos jogadores que se destacou numa equipa que valeu pelo seu colectivo. “Endarámos o jogo de uma maneira séria, com garra e com vontade, que foi o que se pediu no balneário, e as coisas correram bem, com naturalidade…” Um jogo que acabou por confirmar o favoritismo de Portugal. “Na minha opinião, somos os favoritos do grupo, mas a Turquia tem uma boa equipa. Neste jogo com a Bélgica não sabíamos muito sobre o adversário, quase entrámos às escuras mas a maneira séria como actuámos facilitou as coisas”. Agora, vem aí a Geórgia. “Já jogámos com eles, há dois anos, no apuramento realizado na Sérvia. Sabemos que falta o lateral direito, um bom jogador, mas temos de encarar o jogo de uma maneira séria, como fizemos contra a Bélgica”.

Calendário e resultados dos jogos é o seguinte:

Sexta-feira, 10.04.09
16:00 – Turquia : Geórgia 32-19 (16-05)
18:00 – Portugal : Bélgica 34-19 (17-10)

Sábado, 11.04.09
16:00 – Bélgica : Turquia
18:00 – Geórgia : Portugal

Domingo, 12.04.09
15:00 (RTP2) – Portugal : Turquia
17:00 – Bélgica : Geórgia

Classificação Geral – Grupo 2
1º – Portugal (2 pontos)
1º – Turquia (2 pontos)
3º – Geórgia (0 pontos)
3º – Bélgica (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais