ABC reconquista Taça de Portugal

PUB

O ABC conquistou, este domingo, em Lagoa, a 10ª Taça de Portugal, troféu que conquista pelo segundo ano seguido, já que o FC Porto e ABC Braga Andebol Sad reeditaram a final da época passada, disputada no Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda, em Guimarães, e em que o ABC venceu por 32-26.

O Pavilhão Municipal Desportivo Jacinto Correia voltou a encher para assistir à Final, dirigida pela dupla de arbitragem António Goulão / Paulo Silva.

O FC Porto entrou melhor no jogo (2-0) e esteve na frente do marcador desde o início do jogo (4-1 aos cinco minutos) até aos 20 minutos, altura em que o ABC chegou ao empate (8-8), passando logo em seguida para a frente com um golo de José Costa. Mas depressa o FC Porto recuperou e voltou a estar no comando do marcador e, ao intervalo, ganhava por 14-12.

No recomeço no jogo, foi o ABC quem esteve melhor e marcou 5 golos sem resposta do FC Porto, adiantando-se no marcador. A equipa portista voltou a recuperar e, aos quinze minutos da segunda parte, o marcador mostrava 15-15. No minuto seguinte, o ABC passou para a frente do marcador e não voltou a estar em desvantagem até ao final do jogo (aos 26 minutos o resultado era 22-27). A final da Taça de Portugal terminou com a vitória do ABC Braga Andebol Sad por 30-26.

O treinador vencedor da Taça de Portugal, Jorge Rito, começou por afirmar que: “Eu acho que o jogo foi tipicamente uma final, ou seja, teve momentos em que houve uma equipa que dominou mais, teve outros momentos em que foi a outra equipa a dominar. Nós começámos muito mal no jogo, na primeira parte, em termos ofensivos, fomos demasiado passivos e não conseguimos criar momentos para perturbar a defesa do Porto e eles, sem grandes incomodos, conseguiram sempre resolver todas as nossas propostas de ataque. Na segunda parte corrigimos muitas coisas, aliás fizemos um parcial logo no início da segunda parte e passámos para a frente e isso foi numa altura muito importante, também do ponto de vista psicológico porque aí os jogadores acreditaram ainda mais que era possível ganhar esta Final. Aí foi o ponto de viragem.” Para Jorge Rito, “No fundo, era aquilo que queríamos: primeiro garantir uma competição europeia, e conseguimos isso ontem, já tínhamos 50% do trabalho feito, faltava-nos o resto, que era ganhar a Taça.”

“Nós perdemos o jogo no início da segunda parte”, começou por dizer Carlos Resende, treinador do FC Porto. “Fizemos uma primeira parte muitíssimo boa, a liderar sempre, e poderíamos ter liderado ainda um pouco mais, e entrar na segunda parte, com mais um atleta, e sofrer um parcial de 0-5, a ganhar 14-12, condicionou-nos todo o jogo e, a partir daí, fizemos aquilo que ainda não tínhamos feito: ficar intranquilos e quando se anda a correr atrás de um resultado e muitas vezes não com o máximo de lucidez, o risco acaba por ser maior ainda”, afirmou.

No final do jogo, houve lugar à cerimónia de entrega dos prémios: António Galambas, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Andebol Portugal entregou as medalhas às equipas de arbitragem e a equipa vencedora, ABC Braga Andebol Sad e a equipa vencida, FC Porto, receberam as Taças e as Medalhas pelas mãos de Dr. José Inácio Eduardo, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e Henrique Torrinha, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

O boletim de jogo completo está disponível no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais