Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos 1ª divisão: primeira jornada completa

PUB

O ABC venceu o FC Porto por 34-23, no jogo de abertura da Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis da 1ª divisão, que esta tarde se iniciou no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Uma vitória expressiva da equipa bracarense, que dominou sempre o marcador e conseguiu uma excelente vantagem que pode ser importante no caso de empate pontual no final da competição.

O FC Porto até entrou melhor no jogo (0-2), mas o ABC rapidamente passou para a frente do marcador (4-2, aos 12 m.). Apoiada pelo muito público que preenchia em bom número as bancadas do ‘Sá Leite’, a equipa de Raul Maia ampliou para 9-4 o que obrigou o técnico do FC Porto a pedir um ‘time-out’.
Com os dois guarda-redes a brilharem, o jogo conheceu momentos muito interessantes, com o ABC a ampliar a vantagem e chegar ao intervalo a vencer por 19-10.

Sem descansar, o ABC não levantou o pé e entrou forte na segunda parte, ampliando para 26-14. Com 10 minutos para jogar e a vencer por 10 golos de vantagem (29-19), Raul Maia, treinador do ABC, começou a rodar todos os jogadores, pensando nos jogos frente ao Belenenses e SL Benfica. Mas foi mesmo a equipa de Braga a ampliar a vantagem construindo um resultado que provavelmente não estaria nos planos do seu treinador.

No final do jogo, Raul Maia, técnico do ABC, comentou assim a partida: “Quando se ganha por esta vantagem, tem-se sempre a tendência de dizer que foi um jogo fácil. É um prémio para o trabalho destes jovens jogadores, principalmente pela maneira como defenderam. No ataque penso que poderíamos estar um pouco melhor, mas conseguimos uma vitória por uma margem folgada, que pode vir a ser importante. O jogo mais importante até ao momento… está ganho”.

BENFICA VENCE BELENENSES

No segundo jogo da tarde, defrontaram-se SL Benfica e CF Belenenses, duas equipas que na fase anterior tinham empatado a 24 golos.

O SL Benfica dominou toda a primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 10-13. Nos minutos iniciais do segundo tempo repetiu-se um pouco a história da primeira parte. O Benfica entrou melhor e manteve sempre uma diferença mínima de três ou quatro golos que parecia permitir-lhe gerir o jogo com algum conforto.

Mas, nos minutos finais, o Belenenses reagiu muito bem, e chegou por duas vezes à desvantagem mínima. E foi só muito perto do minuto final que o SL Benfica conseguiu uma vantagem de três golos (22-25) que deu garantias quanto à vitória no jogo. Triunfo do S. L. Benfica por 23-25.

A segunda jornada conta com os seguintes jogos: FC Porto – SL Benfica (16h) e ABC de Braga – CF Belenenses (18h00).

Os boletins de jogo podem ser consultados no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais