FC Porto e ABC Braga Andebol Sad na final da Taça de Portugal

PUB

O muito público que encheu o Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia assistiu a uma meia-final entre AM Madeira Andebol Sad e FC Porto emocionante, que só se resolveu após o segundo prolongamento com o FC Porto a ganhar pela vantagem mínima: 32-31.

A primeira parte do jogo foi bastante equilibrada, com as duas equipas a manter uma grande proximidade no marcador, apesar do FC Porto ter conseguido manter uma ligeira vantagem durante quase toda a primeira parte – aos oito minutos de jogo, o marcador mostrava 3-4 a favor do FC Porto e, doze minutos depois, o FC Porto mantinha-se na frente (7-8).

No entanto, nos últimos dez minutos da primeira parte, a equipa portista assumiu o controlo do jogo e distanciou-se da equipa madeirense, chegando ao intervalo a ganhar por 13-9.

No recomeço do jogo, o Porto manteve-se sempre na frente do marcador (21-16 aos quinze minutos da segunda parte), mas à passagem nos vinte minutos, o Porto baixou um pouco de rendimento e o Madeira Andebol Sad não perdeu a oportunidade de recuperar da desvantagem e conseguiu chegar à igualdade no marcador. No final do tempo regulamentar, FC Porto e AM Madeira A. Sad estavam empatados a 25 golos. Este resultado obrigou as duas equipas a um primeiro prolongamento, que, ao intervalo, estava 27-27 e, no final, a igualdade no marcador mantinha-se: 30-30. Só no final do segundo prolongamento se conheceu o primeiro finalista da Taça de Portugal – o FC Porto conseguiu a vitória pela diferença mínima, 32-31, resultado que deixa de fora a equipa madeirense.

O FC Porto vai disputar a Final amanhã, domingo, pelas 17h00, no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, com o vencedor da segunda meia-final, ABC Braga Andebol Sad ou SL Benfica.

A primeira meia-final foi dirigida por Rui Tomás / Fernando Branquinho, dupla que termina agora a carreira na arbitragem nacional e que, no início do jogo, recebeu das mãos do Presidente da Federação, Henrique Torrinha, do Presidente do Conselho de Arbitragem, António Galambas, de António Salvador, Presidente da Liga Portuguesa de Andebol e de Sandor Andorka, Chefe da Comissão de Arbitragem da Federação Europeia de Andebol (EHF), placas de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da modalidade.

Na conferência de imprensa, Carlos Resende, treinador do FC Porto, disse: “Foi um jogo dificil. A verdade é que o Madeira Sad hoje não tinha nada a perder e apresentou-se aqui com uma equipa que não foi, claramente, a sua equipa durante toda a época e jogou completamente liberto. Nós entrámos e respeitámos muito a equipa do Madeira Sad.” Carlos Resende concluiu afirmando que “o objectivo é ganhar a Taça de Portugal”.

Por outro lado, Paulo Fidalgo, treinador do AM Madeira Sad referiu que “o importante é que, mais uma vez, o Madeira Sad foi uma equipa competitiva. Foi o espelho da nossa época desportiva. Eu pedi muito aos atletas, apesar das nossas limitações para o jogo de hoje para não deixarem ao desbarato a última imagem. Felizmente, os atletas, mais uma vez, quiseram demonstrar que têm muita qualidade. Ganhámos um alento para a próxima época. Estou, essencialmente, muito contente com a prestação desportiva da minha equipa hoje, perante um adversário que, na minha óptica, é o melhor do campeonato.”

ABC Braga Andebol Sad vence SL Benfica

Na segunda meia-final da Taça de Portugal, dirigido pela dupla António Goulão / Paulo Silva (árbitro que também dá por terminada a carreira na arbitragem este fim-de-semana, motivo pelo qual também recebeu, das mesmas personalidades, a devida homenagem de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da modalidade) o jogo começou equilibrado, com o ABC a ganhar uma pequena vantagem no marcador (6-4 aos 10 minutos), mas o Benfica ainda recuperou e, aos quinze minutos, as duas equipas estavam empatadas a 7 golos. A partir deste momento, o ABC distanciou-se do Benfica no marcador e, ao intervalo, o resultado era 17-12.

Na segunda parte, o Benfica já não foi capaz de recuperar da desvantagem e inverter o resultado. O ABC esteve sempre em vantagem, durante toda a segunda parte e garantiu a presença na final da Taça de Portugal ao vencer o SL Benfica por 35-29.

“Muito sinceramente, nunca me passou pela cabeça ganhar por esta diferença ao Benfica”, começou por dizer Jorge Rito, na conferência de imprensa. “Estava com algum receio, após a pausa que tivemos, foi quase um mês sem competição e tivemos a equipa repartida em várias tarefas – selecções nacionais – e não conseguimos fazer um único jogo treino porque as outras equipas já estão de férias. A minha própria equipa surpreendeu-me nesse aspecto, nós conseguimos ser muito organizados. O Benfica não conseguiu hoje ser tão organizado como o ABC e provavelmente por isso também nao conseguiu ganhar.” O treinador ainda acrescentou que “o ABC, com este jogo e vitória de hoje, garantiu a presença na Taça das Taças, que era importantíssimo e aquela gente que está lá dentro no balneário quer a Taça e não vão para férias sem ter uma Taça na mão.”

José António Silva, treinador do SL Benfica: “É inevitável referir que o Benfica de hoje não estava nas melhores condições, não estava na plenitude da sua capacidade. Mesmo assim, numa primeira fase, abordámos bem o jogo, mas depois, creio também que a lesão do Nuno tirou-nos alguma estabilidade e eficácia defensiva. A partir de meio da segunda parte, e apesar de termos lutado até ao final para um resultado diferente, o ABC controlou o jogo. Hoje, manifestamente, as nossas ausências tiveram algum peso no desfecho do resultado final.”

Assim, amanhã, domingo, pelas 17h00, FC Porto e ABC Braga Andebol Sad (actual detentor da Taça de Portugal) disputam a Final da Taça de Portugal, no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, em Lagoa. A Final tem entrada livre (mediante convite que pode ser levantado no próprio pavilhão) e tem transmissão em directo na RTP2.

Os boletins de jogo completos estão disponíveis no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais