Portugal em contagem decrescente para o Campeonato do Mundo Sub-21

PUB

Os 18 jogadores convocados pelo seleccionador nacional, Rolando Freitas, cumpriram sete dias de estágio, durante os quais realizaram três jogos de preparação frente ao Egipto e que se saldaram por duas vitórias (27-22 e 26-25) e uma derrota (25-26).

Na hora de fazer o balanço a este período de trabalho, Rolando Freitas mostra-se satisfeito: “O estágio correu muito bem. Tivemos três jogos muito úteis com o Egipto e a construção do estágio também foi boa porque permitiu-nos preparar e testar as questões técnico-tácticas nos jogos, quer no aspecto ofensivo quer no defensivo. Permitiu-nos também fazer um bloco de trabalho seguinte, onde corrigimos algumas coisas, onde vimos o que deu certo e menos certo, tratando de melhorar e afinar esses pormenores, reforçando ainda o trabalho físico de modo a, daqui a 15 dias, os jogadores aparecerem na sua melhor forma”.

A 29 de Julho o grupo final, composto por 16 jogadores, concentra-se na Costa da Caparica, onde fica a estagiar até ao dia da partida para o Egipto, 1 de Agosto. “Os três dias finais do estágio final vão ser especialmente dedicados à coordenação do jogo ofensivo e defensivo, algum trabalho individual e manutenção das questões físicas que estão inerentes ao treino diário. Vamos fazer quatro sessões de treino antes de uma viagem longa”.

Já no Egipto, Portugal tem prevista a realização de dois jogos treino, nos dias 3 e 4 de Agosto, frente à Líbia e Tunísia.

Na 1ª Fase do Campeonato do Mundo de sub-21, Portugal integra o grupo D, com sede no Cairo, tendo como adversários a poderosa Dinamarca (campeã da Europa de Sub-20 na Roménia – Agosto de 2008); República Checa, oitava no mesmo europeu; Marrocos, Argélia e Bielorrússia. Apuram-se para a fase seguinte os três primeiros de cada um dos quatro grupos, transportando os resultados (e pontos) dos jogos efectuados contra as equipas apuradas.

“Para nos apurarmos, temos de vencer, no mínimo, três jogos da primeira fase. E devemos fazer as vitórias frente aos adversários ‘certos’. Entrar bem e ganhar o primeiro jogo é muito, muito, muito importante.”

Portugal inicia a competição no dia 6 de Agosto frente a Marrocos (16h30), seguindo-se a Argélia (14h30) e República Checa (16h30). Depois de um dia de descanso, Portugal defronta a Bielorrússia (14h30) para terminar esta 1ª Fase no dia 11 de Agosto, diante da Dinamarca (18h30).

Patrocinadores Institucionais