Andebol 1 apresentado no Dragão Caixa

PUB

O campeonato nacional de andebol foi apresentado na tarde de segunda-feira no pavilhão Dragão Caixa, no Porto, em cerimónia em que marcaram presença a maioria dos clubes participantes, representantes dos patrocinadores da competição, Macron, RTP, Antena 1 e jornal A Bola; dirigentes, capitães de equipa, o seleccionador nacional Mats Olsson e representantes de muitas associações regionais da modalidade.

“Este é o campeonato de todos. Vai existir diálogo aberto com todos os intervenientes, o que é fundamental para estarmos imbuídos todos no mesmo espírito”, afirmou Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal, antes do jantar convívio.

Para Henrique Torrinha o facto de FC Porto, Benfica e Sporting disputarem a prova trará dividendos no seu mediatismo: “A partir deste momento, com todos a remarem para o mesmo lado, estão reunidos todos os ingredientes para um bom cozinhado e um campeonato que tenha as principais equipas nacionais logicamente terá hipóteses de maior sucesso”, referiu.

Com o objectivo de divulgar a modalidade, a Federação de Andebol de Portugal elaborou protocolos com a RTP, Antena 1 e jornal A Bola, que permitirão obter mais de 40 transmissões televisivas – entre jogos do campeonato, provas europeias e selecções -, maior destaque na rádio e no diário desportivo.

O modelo do novo campeonato será dividido em duas fases. A primeira em que as 12 equipas jogarão todas contra todas e uma segunda fase – em que as equipas transportam metade dos pontos conquistados – dividida em dois grupos: as primeiras seis equipas lutarão pelo título e pela presença nas competições europeias, enquanto as restantes seis para não descerem de divisão.

O arranque do campeonato está agendado para o próximo fim-de-semana, e logo na primeira jornada haverá dois clássicos da modalidade, já que o campeão FC Porto recebe domingo o Sporting e o ABC de Braga desloca-se sábado a Lisboa para defrontar o Benfica.

Patrocinadores Institucionais