Belenenses e Madeira SAD empatam no Funchal

PUB

Madeira SAD e C.F. Belenenses empataram este sábado 26-26, no jogo de abertura da quarta jornada do Andebol 1 – campeonato nacional masculino. Com este resultado, ambas as formações mantêm a invencibilidade na prova, com dois empates cedidos.
O C.F. Belenenses chegou ao intervalo com a expectativa de se manter cem por cento invicto, já que vencia por 14-12, mas acabou por permitir a reacção do Madeira SAD que, a cinco minutos do fim, vencia por 24-22. O Belenenses ainda chegaria por duas vezes à vantagem (24-25 e 25-26) mas Bolotskih empatou já no minuto final.

No Pavilhão do Inatel, em Lisboa, o Sporting confirmou todo o seu favoritismo e ultrapassou com facilidade o C.S. Marítimo (34-23). Ao intervalo, os pupilos de Paulo Faria já seguiam confortavelmente na frente do marcador (21-11).

Na Maia, e após um início que parecia prometer algum equilíbrio, com as equipas empatadas a quatro aos 10 m., o F.C. Porto impôs-se com extrema facilidade frente ao Águas Santas, que somou a segunda derrota consecutiva em casa. Ao intervalo, os pupilos de Ljubomir Obradovic já venciam por 16-8 e na segunda parte limitaram-se a gerir o resultado, terminando com uma vitória expressiva por 31-18.

Já à noite, o Sporting da Horta impôs-se ao Andebol Clube de Fafe por 24-22. A equipa de Fafe, que chegou a comandar o marcador durante o primeiro tempo, chegou ao intervalo a perder por 15-13.

ABC IMPÕE-SE NA SEGUNDA PARTE

Em Braga assistiu-se a um jogo interessante e cujos primeiros minutos ficaram marcados por constantes alternâncias no comando do marcador. Até que, a perder por 4-5, o ABC fez um parcial de 4-0, que ‘obrigou’ Ricardo Tavares a solicitar um ‘time-out’, a meio do primeiro tempo. Sob a batuta do experiente Carlos Martingo , o São Bernardo reagiu muito bem e voltou a colar-se (10-10) aos bracarenses que ainda não puderam utilizar o reforço macedónio, Jorvan Stankov. Do lado do Liberty São Bernardo, notou-se sempre uma atenção muito especial a Luís Bogas. Mesmo assim, o ABC chegou ao intervalo com vantagem de três golos (14-11).
Reentraram melhor os bracarenses, chegando rapidamente a vantagens de seis golos (20-14, 40 m.). Mas a equipa de Aveiro, voltou a reagir e aproximar-se, sempre sob o comando de Carlos Martingo (8 golos). Pareceu ser o último fôlego do São Bernardo, que viu o ABC fugir definitivamente no marcador e entrar nos cinco minutos finais com sete golos de vantagem (27-20), margem que acabou por lhe garantir um triunfo descansado.

JORGE RITO: ‘OBJECTIVO CUMPRIDO’

No final da partida, Jorge Rito recordou que ‘o principal objectivo era ganhar e já estávamos à espera de muitas dificuldades. Conheço muito bem a forma como o treinador do São Bernardo, Ricardo Tavares, como prepara as equipas, como monta a estratégia. Apesar do São Bernardo ter perdido um jogador importantíssimo como o Nuno Grilo, conseguiu reestruturar a equipa e parece-me que está bastante competitiva’. Rito já previa um jogo muito difícil. ‘O que não esperava era jogar 22 minutos em inferioridade numérica. Isso é uma situação que, provavelmente os árbitros terão razão, é porque viram situações passíveis de exclusões temporárias, mas terá sido um exagero. E também é importante que quem dirige o jogo perceba que, quando há um excesso de exclusões, o jogo fica muito incaracterístico. Isto não é um jogo de andebol, e não me pareceu que houvesse tanta agressividade ou violência durante o jogo que justificasse este número tão elevado de exclusões’.

RICARDO TAVARES: ‘SEM SURPRESAS’

Para Ricardo Tavares, não aconteceu surpresa. ‘Aconteceu o que já previa. A equipa esta em processo de crescimento e quando as coisas correm menos bem toda a fragilidade colectiva vem ao de cima. Foi o que aconteceu hoje’, explicou o treinador do Liberty São Bernardo. ‘Falhámos demasiado em situações isoladas perante o guarda-redes. Hoje estivemos muitas vezes em superioridade numérica mas depois, no ‘um contra zero’ falhámos. Só ganha quem marca golos’, recorda Ricardo Tavares.

RESULTADOS:

Madeira SAD-C. F. Belenenses, 26-26
Águas Santas-F.C. Porto, 18-31
Sporting C.P.- C.S.Marítimo, 34-23
ABC de Braga- Liberty São Bernardo, 30-23
Sporting da Horta- Andebol Clube Fafe, 24-22
Xico Andebol – S.L. Benfica (domingo, às 17 horas)

Patrocinadores Institucionais