ABC de Braga vence S.L.Benfica e ascende ao segundo lugar

PUB

O ABC de Braga venceu esta tarde o S.L.Benfica por 25-20, em jogo que encerrou a 12.ª jornada do Andebol 1, isolando-se assim no segundo lugar da classificação, a dois pontos do líder, F.C.Porto Vitalis.
Ao intervalo, a equipa de Jorge Rito vencia por 13-9, num jogo que até nem começou bem para os bracarenses que, aos 25 segundos, ficaram sem Eduardo Salgado, lesionado no primeiro ataque da partida.

Para além do interesse próprio que rodeia sempre um ‘clássico’, interessava ver como o ABC reagia à derrota clara sofrida pela equipa na ronda anterior, igualmente em casa, frente ao F.C.Porto. Os primeiros minutos deram para ver que o jogo com o líder do campeonato já era passado e a equipa de Jorge Rito tomou conta do marcador do primeiro ao último minuto, chegando a ter uma vantagem de cinco golos (13-8). Nos primeiros minutos do segundo tempo o S.L.Benfica ainda chegou à desvantagem mínima (14-13), mas a reacção da equipa de Lisboa foi incapaz de ir mais além e até foi o ABC de Braga a ampliar a vantagem de dois golos (21-19) com que entrou nos cinco minutos finais.

JORGE RITO:
‘Uma vitória justa, alicerçada na determinação’

No final do jogo, em declarações à RTP 2, Jorge Rito fez a seguinte apreciação ao desempenho da sua equipa:
‘O ABC fez um jogo com muita determinação, teve uma atitude defensiva da que teve no último jogo, frente ao F.C.Porto, conseguimos partir para as transições ‘defesa x ataque’ com muito mais à vontade e muito mais segurança. Fomos uns vencedores justos, estivemos sempre à frente, dominámos em todas as vertentes do encontro criámos muitos problemas ao ataque do S.L.Benfica e tivemos o apoio fantástico do público. Foi uma boa forma de acabarmos 2009’. Sobre o futuro próximo, Jorge Rito recorda que ‘o ABC trabalha sempre para ganhar, pese as dificuldades que temos. Hoje, mais uma vez, tivemos um atleta lesionado nos primeiros 30 segundos de jogo, mas não esmorecemos, trabalhamos com determinação, sabemos quais são os nossos objectivos’.

JOSÉ ANTÓNIO SILVA:
‘Ambas as equipas precisavam de ganhar’

Por seu lado, José António Silva, técnico do S.L.Benfica, atribuiu à eficiência de Hugo Figueira parte do mérito da vitória do ABC.
‘Sabíamos que ia ser um jogo com muito rigor. As duas equipas precisavam de ganhar este jogo pelo que, no ponto de vista táctico, já esperávamos um jogo muito restrito. Creio que conseguimos colocar os nossos jogadores em boas condições de finalizar, falhámos quatro livres de sete metros, não estivemos felizes na concretização e, depois, com as exclusões, é difícil encontrar estabilidade no jogo. Só temos a atribuir a nós próprios esta derrota. Estivemos mal perante o guarda-redes do ABC, Hugo Figueira, especialmente nos sete metros’. O técnico do Benfica referia-se, certamente, ao facto da sua equipa apenas ter aproveitado três dos sete livres de sete metros de que dispôs.

Disputada que está a 12.ª jornada, o Andebol 1 conhece agora uma longa paragem até ao próximo dia 30 de Janeiro.

O F.C.Porto Vitalis lidera com 32 pontos, seguido do ABC de Braga, com 30 e do C.F.Belenenses e Madeira SAD, ambos com 29. O S.L.Benfica é quinto com 28, seguido do Xico Andebol, sexto com 25, os mesmos do Sporting.

Todas as informações e estatísticas sobre o Andebol 1 em:
www.andystat.com

Patrocinadores Institucionais