Xico Andebol vence Sporting no encerramento da 10.ª jornada

PUB

O Xico Andebol venceu esta tarde o Sporting C.P. por 32-29, no jogo que marcou o encerramento da 10.ª jornada do Andebol 1. Com esta vitória, a formação vimaranense ascendeu ao sexto lugar da classificação.

O muito público que preencheu em excelente número as bancadas do pavilhão do Francisco de Holanda – e também os que assistiram ao jogo através da transmissão directa da RTP 2 – não deu o seu tempo por mal empregue. De facto, assistiu-se a um jogo muito emotivo, entre duas equipas que lutavam pela obtenção dos pontos que lhe permitissem chegar-se ao sexto lugar da classificação, que dá entrada directa na Supertaça.

O primeiro período foi bem equilibrado até ao minuto 20, com o Xico Andebol a passar na frente do marcador (10-9). O Sporting reagiu bem e, no tempo que restava, conseguiu dar a volta ao jogo, indo para o descanso com uma confortável vantagem de três golos (13-16).

A jogar em casa, os vimaranenses não se deram por vencidos e tiveram um início de segundo tempo notável, conseguindo um parcial de 10-4 no primeiro quarto de hora. O Sporting acusou esta reacção e teve alguma dificuldade em regressar ao rendimento do primeiro tempo. Aproveitou o Xico para manter essa vantagem, se bem que o Sporting chegasse a reduzir para a desvantagem mínima (26-25) a cinco minutos do fim. O curto período de tempo que faltava não foi suficiente para o Sporting conseguir alterar o rumo dos acontecimentos.

PAULO FARIA:
‘Faltou raça, atitude e respeito’

No final da partida, e em declarações à RTP2, Paulo Faria, treinador do Sporting, começou por falar para dentro do grupo. ‘Se quando jogámos bem elogiamos, hoje tenho de dizer que faltou raça, faltou atitude, faltou respeito. Não estivemos cá, não podemos ter duas atitudes, e não é desculpável… O Xico Andebol está de parabéns, já que são duas equipas com orçamentos muito distintos, com tempo de treino muito distinto e, mesmo assim, não conseguimos vencer. Não podemos estar satisfeitos, temos de estar bastante preocupados com a forma como nos apresentamos aqui hoje. Marcamos 29 golos mas não defendemos, trabalhámos muito pouco… ‘.

NUNO SANTOS:
‘Fomos a equipa que mais quis ganhar’

Nuno Santos, técnico do Xico Andebol, fez a seguinte apreciação aos microfones da RTP2.
‘Assistimos a um jogo com duas partes distintas. A primeira, mais equilibrada, onde as equipas se equivaleram. Na segunda parte, penso que conseguimos resolver o grande problema que o Sporting nos tinha colocado no primeiro tempo, na relação de grupo do lateral esquerdo com o pivô, e nesse período penso que fomos melhores que o Sporting em todas as fases do jogo. Fomos uma equipa mais segura, mais consistente e, acima de tudo, a equipa que mais quis ganhar. É óbvio que esta vitória para nós é muito importante, porque não temos ilusões, e o que queremos é amealhar o maior número de pontos’.

Patrocinadores Institucionais