Portugal bate-se de igual para igual com a Suécia mas não evita nova derrota

PUB

Portugal perdeu esta tarde com a Suécia, desta feita por equilibrado 32-29, no segundo de três jogos particulares agendados antes da participação no grupo 6 da fase de apuramento para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo de 2011. Ao intervalo Portugal vencia por 16-13.

Recorde-se que no primeiro jogo entre as duas formações, realizado na sexta-feira, a Suécia tinha ganho por 36-24.

O jogo de hoje foi completamente diferente. Portugal comandou o marcador durante toda a primeira parte, chegou ao intervalo a vencer por 16-13 e aos 43 minutos tinha ampliado a vantagem até aos seis golos (26-20). O técnico sueco mudou de guarda-redes, fez entrar Mattias Andersson e, em oito minutos, a Suécia começou por reduzir para 28-27, passando depois para o comando do marcador para acabar por vencer por 32-29.

‘O que se alterou de um jogo para outro? Os jogadores estavam sem competição desde 20 de Dezembro e na sexta-feira foi o primeiro jogo depois de uma longa paragem competitiva’, começou por referir o seleccionador nacional Mats Olsson. ‘Faltava ritmo e rotina aos nossos jogadores. Hoje ajustamos alguns movimentos na defesa e a Suécia não conseguiu abria a nossa defesa como tinha feito no dia anterior. No ataque também jogamos bem, com um esquema de jogo com mais disciplina e contundência. Obrigamos a Suécia a mudar de guarda-redes e o segundo, Mattias Andersson, ‘fechou’ a baliza’.

O seleccionador nacional mostrava-se satisfeito com as melhorias denotadas pela equipa. ‘Estamos muito contentes, porque convictos de que estamos no caminho adequado. A equipa hoje já percebeu ao nível que tem de estar para disputar uma competição internacional. Faltava-nos um jogo como este para que os jogadores sintam confiança em si próprios’.

Sobre o próximo jogo de preparação, a disputar frente à Islândia, Mats Olsson quer ‘continuar com este nível. Escolhemos jogar contra a Suécia e Islândia porque são formações que estão entre os 10/12 melhores do mundo. Estão ambas na fase final do campeonato da Europa e são equipas que estão a um nível superior aos nossos adversários no apuramento para o ‘play-off’, Luxemburgo e Letónia’.

SUÉCIA, 32
PORTUGAL, 29

Fyrishov Hall, em Uppsala, perante 2.011 espectadores.
Árbitros: Lars Schaller e Sebastian Wutzler (Alemanha).

SUÉCIA: Mattias Andersson, Dan Beutler e Johan Sjostrand (GR); Robert Arrhenius (3), Kim Andersson (2), Jan Lennartsson (2), Niclas Ekberg (6), Dalibor Doder (5), Oscar Carlén (3), Fredrik Petersen (4), Jonas Källman (2), Lukas Karlsson (3), Kim Ekdahl, Fredrik Larsson. Mattias Gustafsson (2).

Treinador: Staffan Olsson

PORTUGAL: Hugo Figueira e Hugo Laurentino; Pedro Solha (1), Dario Andrade (6), Nuno Grilo (2), Carlos Carneiro (3), Fábio Magalhães, Cláudio Pedroso (2), Inácio Carmo, Luís Bogas, João Lopes, Bosko Bjelanovic (1), Tiago Rocha (6), José Costa, David Tavares (8) e Jorge Sousa.

Treinador: Mats Olsson
Ao intervalo: 13-16.

PRÓXIMO JOGO DE PREPARAÇÃO COM A ISLÂNDIA

Da Suécia, a comitiva portuguesa ruma este domingo até à Islândia, onde realiza novo apronto, frente à selecção nacional islandesa, no dia 13 (20.15 h. locais, a mesma em Portugal), partindo para o Luxemburgo no dia 14.
Quanto à qualificação para o ‘play-off’ de acesso ao ‘mundial’, recorde-se que Portugal integra o grupo 6, que vai decorrer no Luxemburgo, defrontando a Letónia, no dia 16, às 15.30 h. (menos uma em Portugal) e o Luxemburgo, em 17 de Janeiro, às 19 h. (menos uma em Portugal). O vencedor do grupo apura-se para, em Junho deste ano, disputar o ‘play-off’ de acesso ao campeonato do mundo de 2011.

Patrocinadores Institucionais