Portugal vence Luxemburgo e garante presença no play-off de acesso ao mundial

PUB

Portugal venceu esta tarde o Luxemburgo por 33-21, em jogo da terceira e última jornada do grupo 6 da fase de apuramento para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo de 2011. Com este resultado, a formação das quinas garantiu o primeiro lugar do grupo 6 de apuramento e a presença no ‘play-off’ de acesso ao campeonato do Mundo de 2011.

Acabou por ser um jogo em que só houve equilíbrio até ao minuto 15 (8-8). A partir daí, Portugal tomou as rédeas da partida e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável de cinco golos (18-13). O segundo tempo serviu para ampliar a vantagem e construir uma vitória folgada frente ao anfitrião Luxemburgo.

Um resultado que parece fazer crer que o jogo foi mais fácil do que se esperava, uma teoria que Mats Olsson não subscreve.

‘Foi um jogo que saiu como planificámos. O Luxemburgo fez um bom jogo no primeiro dia do torneio, mas nós estudamos bem o adversário e preparamos a defesa. Depois, tornou-se mais fácil porque os jogadores cumpriram bem e pudemos usar o contra-ataque’. Por isso, o seleccionador nacional reforça que ‘não foi mais difícil nem mais fácil do que esperávamos. Saíu tudo como tinhamos planeado’.

E até o equilíbrio que pareceu existir no primeiro quarto de hora não foi real. ‘Nos primeiros dez minutos estivémos oito minutos na defesa, mas falhamos muitos remates em contra-ataque. Ainda que estivéssemos atrás no marcador, percebemos que tínhamos o jogo controlado. Só que os jogadores mostraram-se um pouco precipitados e nervosos. Mas nunca tivemos dúvida que o jogo viesse a ser complicado’.

Na hora de saborear a entrada no ‘play-off’ de acesso ao ‘mundial’, Mats Olsson não quis deixar de lembrar que ‘a preparação que fizemos para esta fase de apuramento ajudou-nos bastante. Defrontar equipas fortes como a Islândia e Suécia, dois adversários mais fortes que Luxemburgo e Letónia, mostrou-se importante. Fomos convidados para um torneio, mas tínhamos de jogar três jogos em três dias, e isso não nos interessava porque não era o cenário que íamos encontrar no Luxemburgo. Por isso, recusámos’.

O sorteio para o ‘play-off’ está agendado para o próximo dia 31 de Janeiro, na Áustria, e os jogos decorrem nos fins-de-semana de 12/13 e 19/20 de Junho.

PORTUGAL, 33
LUXEMBURGO, 21

Centre Sportif National d’COQUE, no Luxemburgo.
Árbitros: Ivan Kostov e Milen Kostov (Bulgária).

PORTUGAL: Hugo Figueira e Hugo Laurentino; Dario Andrade (6), Nuno Grilo (5), Carlos Carneiro (7), Fábio Magalhães (1), Cláudio Pedroso (4), Inácio Carmo (3), João Lopes, Bosko Bjelanovic, Tiago Rocha (2), José Costa (1), David Tavares (3) e Luís Bogas (1).
Treinador: Mats Olsson
Ao intervalo: 18-13.

Patrocinadores Institucionais