Torneio das 4 Nações: Portugal termina participação a jogar com a França

PUB

Em jogo disputado na Nordfrost Arena, Portugal e França disputaram o penúltimo jogo do Torneio das 4 Nações.

Portugal e França protagonizaram uma primeira parte bastante equilibrada, sem que nenhuma das selecções se destacasse no marcador. Só nos minutos finais da primeira parte a França conseguiu ganhar alguma vantagem sobre Portugal e, ao intervalo, o resultado, favorável à selecção francesa, era 16-13.

“O jogo começou por nos correr bem”, analisou Rolando Freitas, “estivemos bem na defesa e os nossos guarda-redes estiveram num nível superior em relação aos dois jogos anteriores. Conseguimos contrariar o 5:1 ofensivo da França mas, no fim da primeira parte, alguns erros individuais de finalização acabaram por dar alguma vantagem à França”.

Na segunda parte, Portugal ainda recuperou da desvantagem e chegou a estar novamente na frente do marcador, mas a selecção francesa acabou por se revelar mais forte e conseguiu chegar à vitória, tendo ganho por 27-23.

Sobre a segunda parte do jogo, Rolando Freitas referiu que “voltámos bem, estivemos em vantagem no marcador até aos dez minutos, mas com o decorrer do jogo, fomos “caindo” um pouco, tanto a nível físico como ao nível da finalização. Nos quinze minutos finais, o guarda-redes da França esteve num bom nível e também permitimos o contra-ataque da França – essa foi a diferença que se reflectiu no jogo.

Num curto balanço sobre a participação de Portugal no Torneio das 4 Nações, este ano realizado na Alemanha, o seleccionador nacional afirmou que “aproveitámos esta última competição antes da qualificação em Abril para ensaiar alguns esquemas que nos podem vir a ser úteis no futuro.” Rolando Freitas acrescentou: “Não conseguimos manter a regularidade e o ritmo competitivo ao longo dos sessenta minutos de jogo e é um aspecto no qual temos de trabalhar para melhorar. Em jeito de conclusão, “retiramos daqui boas lições, sabemos do que somos capazes e que esta equipa pode fazer mais e melhor do que fez agora. E não nos podemos esquecer de que jogámos contra selecções de altíssimo nível.”

Contra a Espanha, por Portugal alinharam e marcaram: André Vilhena e Marco Marques (GR), Hugo Silva (2), Gilberto Duarte (1), Pedro Pinheiro, Nuno Silva, Hugo Rosário (4), Pedro Marques (2), Rui Silva (1), Diogo Taboada (1), António Areia, Bélone Moreira (3), Marino Machado, Pedro Portela (5), Ricardo Pesqueira (3) e Carlos Siqueira (1). De fora da convocatória ficou António Silva(GR).

Alemanha e Espanha disputam o último jogo do Torneio, do qual sairá o vencedor.

Calendário e resultados de Jogos – Torneio 4 Nações

Sexta-feira, 15.01.10 – Sparkassen Arena
18h00 – França : Espanha 27-27
20h00 – Alemanha : Portugal 29-24 (11-12)

Sábado, 16.01.10 – Nordfrost Arena
17h00 – Portugal : Espanha, 22-28 (11-13)
19h00 – Alemanha : França, 27-27

Domingo, 17.01.10 – Nordfrost Arena
14h30 – França : Portugal 27-23 (16-13)
16h30 – Alemanha : Espanha25-32

Nota: – Menos uma hora em Portugal.

Classificação Geral

1º – Espanha (5 pontos)
2.º – França (4 pontos)
3.º – Alemanha (3 pontos)
4º – Portugal (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais