Challenge Cup: Xico Andebol afastado das meias-finais

PUB

O Xico Andebol foi esta tarde afastado das meias finais da Challenge Cup em andebol, ao perder por 28-23 com o MMTS Kwidzyn da Polónia, em jogo da segunda mão dos quartos-de-final da competição, disputado em Guimarães. Recorde-se que no jogo da primeira mão, igualmente disputado na Cidade Berço, a formação vimaranense tinha ganho por três golos (28-23), margem que se mostrou insuficiente face à derrota desta tarde.

Sem os lesionados João Ferraz e Ivo Silva, e dispondo apenas de um guarda-redes, Paulo Sampaio – que voltou hoje a exibir-se em excelente plano – a equipa de Nuno Santos acusou em demasia as limitações do seu plantel. Se durante toda a primeira parte o resultado foi equilibrado, a vantagem tangencial com que o Xico foi para o intervalo (13-12), fazia adivinhar dificuldades para o segundo tempo. A meio da segunda parte os polacos fizeram um parcial de 0-3 que passou o resultado de 21-18 para 21-22 e daí para a frente tudo se tornou difícil para a turma portuguesa. E ainda pior ficou com a lesão de Rui Silva, que regressou ao campo a cinco minutos do fim (22-25), numa altura em que a confiança do adversário estava tão em alta quanto o cansaço da equipa lusa.

NUNO SANTOS:
‘Dignificámos o andebol português’

No final do jogo, Nuno Santos mostrava-se conformado com o desfecho da eliminatória e orgulhoso do trabalho da equipa. ‘Defrontámos uma equipa muito forte e esta segunda parte foi ‘um pouco demais’ para nós’, começou por referir o treinador do Xico Andebol. ‘A nossa capacidade física não nos permitiu ter o discernimento suficiente para poder enfrentar o jogo doutra forma. Penso que, acima de tudo, temos de dar conta de uma grande prestação do Xico nesta competição. Infelizmente, hoje podíamos ter dado um passo histórico, mas isso não aconteceu. Fomos eliminados de uma forma digna e ficamos com a sensação de que fizemos algo de positivo pelo andebol nacional’. Ficou a sensação que os dez minutos finais pesaram demasiado nas pernas dos jogadores vimaranenses. ‘Sabíamos que esta segunda parte ia ser muito difícil para nós, como aliás conversámos com os jogadores ao intervalo. Temos um plantel bastante restrito, os polacos são uma equipa muito mais forte e mais pesada, e no contacto físico deixamos de ter capacidade para aguentar a segunda parte. Penso que os polacos foram uns justos vencedores desta eliminatória’.

Patrocinadores Institucionais