Challenge Cup: Xico Andebol vence e tem um pé nas meias-finais

PUB

O Xico Andebol venceu esta tarde o MMTS Kwidzyn por 25-28, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Challenge Cup. A equipa vimaranense – que faz os dois jogos em Guimarães e hoje actuou na condição de visitante – chegou ao intervalo a vencer por 11-17.

Perante o terceiro classificado do campeonato polaco, equipa com um plantel fisicamente mais possante, o Xico rapidamente esqueceu os infortúnios que o têm assolado – lesões de João Ferraz e do guarda-redes Ivo Silva – e assumiu o comando do marcador, passando aos 15 minutos com uma confortável vantagem de cinco golos (4-9). Até ao intervalo, os pupilos de Nuno Santos ainda viriam a ampliar a vantagem até aos seis golos. Uma margem que os polacos reduziram no primeiro quarto-de-hora do segundo tempo (19-22), aproveitando algumas falhas do ataque vimaranense. Três golos consecutivos do pivô José Ricardo Costa colocaram de novo o Xico Andebol com uma vantagem de meia dúzia de golos, que no entanto não foi mantida até ao apito final.

NUNO SANTOS
‘Eliminatória está em aberto’

No fim do jogo, Nuno Santos – que na véspera tinha confessado ter pouco conhecimento do adversário – analisou assim o desempenho da sua equipa.
‘Começámos com uma boa dinâmica defensiva e penso que foi por aí que começámos a ganhar alguma vantagem. Olhando para a estatura do adversário, que já tinha visto esta manhã, sabíamos que quase todo o jogo iria ser dirigido para os nove metros, no que respeita à finalização. Como referi, com uma boa dinâmica defensiva e com uma boa relação a dois nas trocas de marcação, conseguimos travar um pouco o ataque da equipa polaca e, nas transições e no ataque rápido, conseguimos criar até ao intervalo uma boa diferença no marcador. Na segunda parte eles alteraram a defesa, recuaram, e nós começámos a ter menos espaços. Tivemos de trabalhar muito para arranjar situações aos seis metros para finalizar’.
Sobre o jogo da segunda mão, a disputar este domingo (17 h. – RTP 2), Nuno Santos acredita que não vai ser um jogo fácil. ‘ A eliminatória continua em aberto. Vai ser um jogo diferente, bastante mais difícil, e vamos ter de defender muito bem. Só dessa forma conseguiremos fazer bem as transições’.

O jogo da segunda mão realiza-se este domingo, a partir das 17 horas RTP 2), em Guimarães.

Todas as informações sobre as competições europeias de clubes em http://europeancup.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais