Qualificação Campeonato da Europa Sub-20: Ucrânia e Bósnia Herzegovina empatam

PUB

Começaram na tarde de sexta-feira, no Peso da Régua, os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 masculinos.

O primeiro jogo do Grupo 7 – Portugal, Ucrânia e Bósnia Herzegovina – grupo do qual apenas o 1º classificado garantirá presença na fase final do Campeonato da Europa de Sub-20 na Eslováquia, foi entre as selecções da Ucrânia e da Bósnia.

Foi a Bósnia quem entrou melhor no jogo e não desperdiçou a primeira situação de ataque do jogo e abriu o marcador. A Ucrânia empatou logo em seguida (2-2), mas a Bósnia voltou a adiantar-se. Num jogo muito rápido por parte das duas selecções, a meio da primeira parte a selecção ucraniana deu a volta ao resultado e passou a estar em vantagem (12-11), depois de ter estado com quatro golos de desvantagem e manteve-se na frente até ao intervalo: 18-15.

Na 2ª parte, a Bósnia voltou a entrar em campo melhor que a Ucrânia, tendo conseguido dar a volta ao resultado. À frente no marcador, os bósnios conseguiram ir mantendo a vantagem ao longo de quase toda a segunda parte. A dez minutos do fim, a Ucrânia voltou a melhorar o desempenho e diminuiu a diferença de golos no marcador, estando a perder por 29-28 a cinco minutos do fim. Esta curta distância entre as duas selecções foi uma constante até ao fim do jogo, que se revelou muito emocionante e disputado e terminou com uma igualdade a 31 golos.

De notar o excelente desempenho do guarda-redes da Bósnia, Benjamim Buric.

ROLANDO FREITAS ASSISTIU AO JOGO NA BANCADA

O seleccionador nacional de Portugal, que entra em acção amanhã, sábado, no jogo com a Bósnia Herzegovina, a ter início pelas 17h00, esteve no Pavilhão Municipal do Peso da Régua a assistir atentamente ao jogo, tal como toda a selecção nacional.

“A Ucrânia é uma selecção que nós conhecíamos melhor do que a Bósnia e confirmou aquilo que nós sabíamos: uma defesa 6-0, forte, com um ponta esquerdo muito rápido, um lateral esquerdo também muito forte, com um excelente remate. Em termos de jogo, muitas situações típicas do andebol de leste e parece-me uma equipa que saiu do jogo de um resultado menos favorável por duas vezes – na primeira e na segunda parte – e, portanto, uma equipa forte e a ter em conta”, começou por analisar Rolando Freitas.

“Quanto à Bósnia, é uma selecção que conhecíamos menos, tínhamos alguma informação e sabíamos que tinha um bom guarda-redes, um bom pivot, tem alguns jogadores mais novos como este central que se mostrou muito bom jogador, tem também uma defesa 6-0 muito forte. No entanto sentiram necessidade de alterar esse sistema defensivo e o resultado final espelha duas boas equipas, com qualidade e que nos vão causar muitas dificuldades nos dois jogos que se aproximam”, disse o seleccionador nacional.

No que diz respeito ao resultado final, “para nós, o resultado é quase indiferente, podíamos fazer muitas contas sobre se era melhor ganhar à Ucrânia, se era melhor ganhar à Bósnia… nós vencendo amanhã, é evidente que a Bósnia está fora e é isso que nos passa pela cabeça. Temos de nos concentrar é naquilo que podemos fazer, que passa pela vitória no jogo de amanhã e pela vitória no jogo com a Ucrânia.”

Os árbitros do jogo, ao qual assistiram, nas bancadas, 250 espectadores, foram Jonas Eliasson e Ingvar Gudjonsson, da Islândia, dupla que vai arbitrar os três jogos do Grupo 7. O delegado EHF para os mesmos jogos é Angel Pablo Villanueva.

Marcha marcador: 0-2; 2-2; 3-4 (5m); 6-10 (10m); 11-11 (15m); 15-13 (20m); 18-15 (int.) / 2ª parte: 19-19 (5m); 20-21 (10m); 21-25 (15m); 23-27 (20m); 25-29 (25m); 31-31 (fim).

O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

– Calendário de jogos do grupo 7 de qualificação Campeonato da Europa Sub-20 masculinos, a disputar no Peso da Régua:

16.04.10, 16h00 – Ucrânia : Bósnia Herzegovina 31-31 (18-15)
17.04.10, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal
18.04.10, 17h00 – Portugal : Ucrânia – (RTP2)

Classificação geral – Grupo 7
1º – Ucrânia (1 ponto)
2º – Bósnia Herzegovina (1 ponto)
3º – Portugal (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais