Sporting faz história ao conquistar a Challenge Cup

PUB

O Sporting conquistou este sábado, em Almada, o primeiro troféu europeu de andebol para Portugal, ao vencer a Taça Challenge, com um triunfo na segunda mão da final sobre o MMTS Kwindzyn, por 27-26.

Derrotada da primeira mão por 27-25, a equipa de Paulo Faria geriu muito bem a vantagem que trazia da Polónia, suportada num público que encheu o Pavilhão de Almada e foi incansável no apoio à equipa, do primeiro ao último minuto.

A vantagem dos leões chegou a ter margens confortáveis de cinco e seis golos, tendo o Sporting ido para o intervalo a vencer por confortável 16-9.

No segundo tempo, o MMTS entrou bem, tentou o tudo por tudo, aproximou-se no marcador, mas nunca fazendo perigar a conquista do troféu.

A oito minutos do fim, a vantagem leonina era de quatro golos (25-21), o nervosismo parecia tomar conta da formação leonina e dos próprios adeptos, sobretudo por Bosko ter desperdiçado um castigo máximo e pelos remates ao poste e à trave de Pedro Seabra e Petric.

Nesta altura crucial, o guarda-redes dos “leões” Humberto Gomes destacou-se, com três grandes intervenções, mas não evitou que os polacos se colocassem a apenas um tento (25-24), quando faltavam menos de três minutos do final, com um golo de Cieslak.

E foi já em ambiente de festa que Bruno Moreira converteu um livre de sete metros, garantindo o triunfo dos “leões” no segundo jogo da final e a primeira vitória europeia de clubes do andebol português.

Jogo no Pavilhão Municipal Cidade de Almada.

Sporting – MMTS Kwindzyn, 27-26.

Ao intervalo: 16-09.

Sob a arbitragem de Vjekoslav Lovric e Hrvoje Petkovic (Croácia), as equipas alinharam e marcaram:

Sporting: Humberto Gomes, João Pinto (5), Vladimir Petric (6), Bosko Bjelanovic (2, 1 de sete metros), Mitja Lesjak (2), Pedro Solha (5) e Fábio Magalhães (4). Jogaram ainda: Hugo Rocha, Carlos Galambas, Pedro Seabra Marques (1), Ricardo Dias, Ricardo Correia e Bruno Moreira (1).

MMTS Kwindzyn: Sebastian Suchowicz, Michal Peret (2), Dzmitry Marhun (1), Patryk Rombel (2), Mateusz Seroka (1), Lukasz Czertowicz (1) e Michael Wasziewicz (4, 4 de sete metros). Jogaram ainda: Maciej Mroczokowski (6), Michal Adamuszek (4), Robert Orzechowski, Toma Witaszak (2), Jacek Wardzinski (1), Artur Gawlik e Lukasz Cieslak (1).

Patrocinadores Institucionais