Xico Andebol e Sporting CP na Final da Taça de Portugal

PUB

No Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, SC Horta e CD Xico Andebol disputaram a primeira meia-final do dia, arbitrada pela dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador.

O Xico Andebol entrou melhor no jogo e marcou, nos primeiros dez minutos de jogo, cinco golos sem resposta do SC Horta – que marcou o primeiro golo já haviam decorrido onze minutos de jogo. O SC Horta tentou sempre recuperar mas a equipa vimaranense conseguiu manter a vantagem no marcador e, ao intervalo, vencia por 15-9.

De regresso ao campo, na segunda parte, o Xico Andebol continuou a saber gerir a vantagem e esteve sempre à frente do marcador. O SC Horta, que a quinze minutos do final do jogo perdia por 22-12, ainda diminuiu a diferença para três golos de diferença, resultado com que terminou o jogo.

Com a vitória por 26-23, o CD Xico Andebol é o primeiro finalista da Taça de Portugal.

“Não entrámos bem no jogo. Desde o início que tivémos muitas dificuldades a atacar. O Xico começou por contornar isso e ganhou vantagem. A equipa esteve um bocado partida, tivémos dois ou três jogadores com uma rotação mais alta que os outros e tornámos-nos mais previsíveis. Com o acumular da fadiga os jogadores começam a falhar mais e a ter mais dificuldades. Quando começamos a camuflar essa situação, já não foi no tempo possível”, disse Filipe Duque, treinador do SC Horta, na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo.

Também na conferência de imprensa, Nuno Santos disse que “foi um jogo em que entrámos melhor que o Horta. Houve ali um período em que nós estivémos defensivamente muito fortes. Conseguimos manter alguma consistência durante quase o jogo todo e tivémos diferenças muito grandes no marcador. Nós fizémos um bom jogo e o Horta não teve um jogo conseguido.”

Marcha do marcador: 0-3 (5m); 0-5 (10m); 3-7 (15m); 4-10 (20m); 6-13 (25m) e 9-15 (intervalo). 2ª parte: 10-16 (35m), 12-18 (40m), 12-22 (45m), 14-24 (50m), 20-25 (55m) e 23-26 (final).

SPORTING CP JUNTA-SE AO XICO ANDEBOL

O Sporting CP é o segundo finalista da Taça de Portugal e junta-se, assim, ao Xico Andebol na final. A equipa leonina não começou bem, já que o Liberty S. Bernardo esteve a ganhar por 5-0 no início do jogo. O Sporting só aos sete minutos de jogo conseguiu marcar o primeiro golo, num contra-ataque de Pedro Portela. Começou, então, a recuperação da equipa leonina. Perto do minuto 20 da primeira parte, o Sporting chegou ao empate (6-6) numa altura em que conseguiu um parcial de 6-1, para logo em seguida passar para a frente do marcador. Ao intervalo, o Sporting ganhava por 10-7.

Na segunda parte, a equipa lisboeta manteve-se em vantagem sobre o S. Bernardo e, com o decorrer do tempo de jogo, a diferença no marcador acentuava-se. O Liberty S. Bernardo já não foi capaz de reduzir a diferença e dar a volta ao resultado e, no final, a vitória pertenceu ao Sporting, que ganhou por 27-19 e vai, assim, disputar a final.

“Quando se entra bem no jogo como nós entrámos, há sempre uma esperança”“, começou por dizer o treinador do Liberty S. Bernardo, Ricardo Tavares. “Perdemos o jogo nas seis ou sete ou oito intersecções que o Sporting fez em situações em que nós estamos em superioridade numérica. Há muito mérito do Sporting e é sinal que estudou muito bem a nossa forma de jogar e aquilo que nós fazemos mas também algum demérito nosso”.

Paulo Faria, treinador do Sporting CP, começou por ” dar os parabéns a todos os jogadores do S. Bernardo e à sua equipa técnica pela audácia e pela seriedade com que se apresentaram aqui a fazer este jogo, sendo uma meia-final, com argumentos muito diferentes.” Sobre a final de domingo, “somos superiores ao Xico Andebol, que está com a sua equipa praticamente completa, já perdemos este ano com o Xico Andebol e, por isso, neste momento o Xico é uma equipa mais forte que o S. Bernardo. Vamos ter mais dificuldades mas estamos numa final e as finais são para ganhar.”

O jogo foi arbitrado por Roberto Martins e Daniel Martins.

O Sporting CP já venceu a Taça de Portugal por 12 vezes, tendo ganho pela última vez na época 2004/05.

Marcha do marcador: 0-4 (5m); 5-2 (10m); 6-3 (15m); 6-6 (20m); 6-8 (25m) e 7-10 (intervalo). 2ª parte: 8-15 (35m), 10-18 (40m), 13-19 (45m), 13-20 (50m), 15-21 (55m) e 19-27 (final).

No domingo, a final, CD Xico Andebol – Sporting CP, tem início marcado para as 17h00, também no Pavilhão Municipal de Tavira.

Todos os jogos são transmitidos em directo pela RTP2.

Os boletins de jogo podem ser consultados no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Calendário e resultados da Taça de Portugal – Pav. Mun. Tavira

Sábado, 26.06.10
15h05 – SC Horta : CD Xico Andebol 23-26 (9-15)
17h00 – Liberty Seguros/ S. Bernardo AC : Sporting CP 19-27 (7-10)

Domingo, 27.06.10
17h00 – FINAL – CD Xico Andebol : Sporting CP

Patrocinadores Institucionais