Qualificação Mundial Seniores Femininos 2011: Portugal, Bielorússia, Turquia e Finlândia no Grupo 3

PUB

O sorteio dos grupos de qualificação do Campeonato do Mundo Seniores Femininos Brasil 2011 realizou-se na manhã de terça-feira, 27 de Julho, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF).

Realizado o sorteio, a Selecção Nacional ficou colocada no Grupo 3, com Bielorússia, Turquia e Finlândia.

O resultado completo do sorteio foi o seguinte:

– Grupo 1: Áustria, Eslováquia, Polónia, Grã-Bretanha e Chipre
– Grupo 2: Macedónia, Suíça, Grécia, Azerbaijão
– Grupo 3: Bielorússia, Turquia, PORTUGAL, Finlândia
– Grupo 4: República Checa, Lituânia, Itália e Bulgária

“O sorteio determinou equipas com valor idêntico a Portugal. Queremos estar obrigatoriamente no play-off. Sem termos, neste momento, um conhecimento profundo sobre estas equipas – Bielorússia, Turquia e Finlândia – Portugal quer ganhar o grupo”, referiu o seleccionador nacional Duarte Freitas.

A qualificação disputa-se em forma de torneio, de 30 de Novembro a 5 de Dezembro de 2010. O direito de organização do torneio de qualificação também foi decidido por sorteio. Às selecções na linha 5 – o que só se aplica ao Chipre – foi sorteado o direito de organizar o torneio. Nos grupos 2, 3 e 4, o direito de organização em casa foi para as selecções na linha 3 – Grécia (grupo 2), PORTUGAL (grupo 3) e Itália (grupo 5). Caso recusem, o direito de organização passa para as selecções da linha 4, linha 2 e, finalmente, linha 1.

Sobre o direito de organização do torneio de qualificação, Duarte Freitas afirmou que “é lógico que jogar em casa é sempre uma vantagem e gostava muito que isso fosse para a frente.”

Apenas o 1º classificado de cada um dos grupos vai disputar o play-off de apuramento ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Brasil 2011.

2ª Fase: play-offs de apuramento ao Campeonato do Mundo Brasil 2011

Das 16 selecções que vão participar no Campeonato da Europa Seniores Femininos Dinamarca / Noruega (7 a 19 Dezembro 2010), a Rússia enquanto detentora do título de Campeã do Mundo e os 3 primeiros classificados do Euro 2010 ficam directamente qualificados para o Campeonato do Mundo Brasil 2011. As restantes 12 selecções participantes no Euro 2010 qualificam-se directamente para os jogos dos play-off

Os jogos dos play-off vão disputar-se a 4/ 5 de Junho e 11/12 de Junho de 2011. O sorteio dos play-off será realizado no último dia do Campeonato da Europa, a 19 de Dezembro de 2010, em Herning, na Dinamarca.

Participantes na fase final do Campeonato do Mundo Brasil 2011

O Campeonato do Mundo Seniores Femininos Brasil 2011 vai disputar-se de 3 a 18 de Dezembro de 2011, no Brasil.

No total, serão 24 as selecções na competição. Para além da Rússia (enquanto Campeã do Mundo) e do Brasil (organizador), selecções já qualificadas, participam 4 selecções da Ásia, 4 selecções de África e 3 Pan-Americanas, e ainda 11 selecções da Europa.

Mais informações em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais