ABC vence campeão nacional em Braga

PUB

O ABC venceu esta tarde o FC Porto Vitalis por 27-24, em jogo que encerrou a segunda jornada do Andebol 1, colando-se assim ao Sporting na liderança da classificação. Um triunfo conseguido nos 10 minutos finais, numa partida em que os actuais campeões nacionais comandaram o marcador até ao minuto 50, mas não conseguiram no período final confirmar o seu favoritismo. Um excelente espectáculo proporcionado por duas equipas cem por cento portuguesas e que apresentaram 13 jogadores com menos de 22 anos (8 do ABC e 5 do FC Porto)!

De facto, houve emoção e incerteza até ao apito final. Passados os primeiros minutos de equilíbrio, o FC Porto assumiu o comando do marcador aos 10 minutos (5-6) só o perdendo temporariamente entre os 17 e os 20 minutos (9-10). Os campeões nacionais foram para o intervalo em vantagem (13-14), suportada em grande parte na excelente exibição do guarda-redes Hugo Laurentino.

E foi o F.C.Porto que começou melhor o segundo tempo, chegando a uma vantagem de três golos (15-18) aos 36 minutos. A jogar em casa, o ABC sentiu o apoio do público e chegou à igualdade a meio do segundo tempo (19-19). O pavilhão ‘cresceu’ e os bracarenses voltaram para a frente do marcador ao minuto 50 (21-20). O FC Porto ainda empatou a 21 mas foi o ‘canto do cisne’. Os últimos sete minutos foram do ABC que nunca perdeu o comando do jogo e do marcador, rubricando uma vitória que contrariou o favoritismo do FC Porto que, na temporada finda, selou em Braga o seu título nacional com uma vitória muito robusta.

Destaque para a eficácia dos dois guarda-redes, Hugo Laurentino (44%) e Humberto Gomes (41%) e para a produtividade de José Rolo (7 golos) e Dario Andrade (6).

JOSÉ ROLO:
‘Jogo a jogo vamos fazendo as contas’

José Rolo foi uma das figuras do jogo: ‘Tínhamos estudado bem a equipa do FC Porto e fizemos bem o nosso trabalho. Acho que acima de tudo foi um bom desafio, conseguimos ganhar um jogo renhido, uma boa propaganda para a modalidade’
O ABC bateu o campeão nacional em título. É candidato ao título? ‘Já disse esta semana que os três grandes partem claramente à nossa frente mas o ABC é sempre candidato ao título. Pensamos jogo a jogo. Hoje vencemos o campeão nacional, esta quarta-feira já temos mais um jogo difícil, frente Belenenses. No fim é que se fazem as contas’, referiu o lateral direito do ABC, autor de sete golos.

HUGO LAURENTINO:
‘ABC aproveitou bem os nossos erros’

Do lado do FC Porto Vitalis, Hugo Laurentino esteve em particular evidência ao efectuar 20 defesas que não foram suficientes para garantir a vitória da sua equipa.
‘Não é só na defesa que se ganham os jogos. Também temos de marcar golos para ganhar. E houve também muitos erros defensivos da nossa parte’, sustentou o guarda-redes do FC Porto Vitalis no final da partida, em declarações à RTP 2. ‘O ABC aproveitou muito bem os nossos erros defensivos e atacantes. O ABC é um justo vencedor, ganhou por três golos, nós não conseguimos aproveitar os seus erros como eles aproveitaram os nossos. Parabéns ao ABC que resolveu o jogo a seu favor aproveitando bem os nossos erros’.

Sporting e ABC na liderança

Disputada a segunda jornada, Sporting e ABC lideram, ambos com seis pontos. A primo divisionária Académica de São Mamede é terceira, com 5 pontos. Seguem-se seis equipas com quatro pontos: Sp. Horta, Belenenses, Madeira SAD, FC Porto Vitalis, SL Benfica e Águas Santas. Liberty São Bernardo tem três pontos. A classificação encerra com Xico Andebol e MB/Colégio 7 Fontes, com dois pontos.
A terceira jornada disputa-se já esta quarta-feira, com destaque para os jogos SL Benfica-Madeira SAD e CF Belenenses-ABC de Braga.

Patrocinadores Institucionais