Jorge Rito quer que a equipa repita FC Porto e Belenenses

PUB

Domingo, às 17h00, o Sá Leite recebe mais um clássico do andebol português. ABC – Benfica é o jogo grande da quarta jornada do Andebol 1 e o palco não poderia estar mais perto. A Catedral do Andebol volta a receber um embate de gigantes.

Se frente ao FC Porto, parte dos louros da vitória recaíram na falange apoiante do ABC, este Domingo, não fazemos por menos.

Queremos casa cheia e o mesmo empenho e dedicação do último jogo. O treinador Jorge Rito não tem dúvidas:
“Precisamos de conciliar dois factores: rm primeiro, a motivação do plantel em conseguir grandes resultados. E em segundo, arrastar o público para nos ajudar a conseguir esses grandes resultados. Se juntarmos estes dois ingredientes, muitos adversários passarão aqui maus bocados”. A receita está dada e o empenho dos atletas garantido. Falta o
seu contributo.

O ABC parte para a quarta jornada com o estatuto de invencível. Mais do que as três vitórias consecutivas, sobressai um início de campeonato difícil.

“Parte deste ciclo foi passado com sucesso. Agora, falta o Benfica, e esperamos que a equipa dê a mesma resposta que nos jogos com FC Porto e Belenenses. Neste momento, eu espero tudo desta equipa, mesmo sabendo que temos dificuldades acrescidas. Os nossos jogos anteriores alertam o Benfica, o que nos garante que daqui para a frente, vai ser sempre mais difícil”, sustenta Jorge Rito.

Pés assentes na terra

O ABC está a surpreender neste início de campeonato, até porque muitos não acreditavam nas capacidades desta equipa.

“Nós continuamos a ter os pés bem assentes no chão, sabemos que a diferença para o FC Porto, Sporting e Benfica ainda é muito grande em termos de argumentos, mas provamos que tudo é possível. E como diz o José Rolo e muito bem: No fim fazemos as contas”, acredita o técnico academista.

Um clássico é sempre um clássico e, muitas vezes, as emoções superam as tácticas. O Benfica reforçou-se esta época, mas o ABC está preparado para contrariar essas armas, como explica Jorge Rito:

“O Benfica tem uma 1ª linha muito forte e depois tem o José Costa que, sempre que tem espaço, cria perigo. Essencialmente, têm muita qualidade individual e uma compleição física que nos dificulta o ataque. Mas nós também temos as nossas armas, os nossos argumentos e, como se costuma dizer, com ordem e organização, podemos vencer as maiores batalhas”.

E é mesmo disso que se vai tratar, uma batalha entre dois colossos do andebol nacional. E, entre dois grandes, não é fácil escolher um favorito.

“Se fosse à 1ª jornada, eu diria que o Benfica teria 60% de hipóteses. Mas depois do que já fizemos, não acho que estamos inferiores ao Benfica e, como jogamos em casa, eu até diria que temos 55% de hipóteses de ganhar este jogo”.

Confiança nas qualidades dos nossos jogadores, bem como uma responsabilização do nossa massa adepta. Afinal, o ABC somos todos nós e Jorge Rito passa a bola para a bancada:

“Pelas limitações que temos no plantel, se tivermos aqui um público fabuloso, conseguimos superar tudo, graças a esse suporte extra, e isso ficou muito claro no jogo que fizemos contra o FC Porto. Se compararmos os planteis, nós, quase só com miúdos a jogar, conseguimos fazer umas coisas muitos interessantes. Agora, é preciso que toda a gente perceba isso. Quando pavilhão está cheio, quando temos uma boa moldura humana, é muito mais fácil para os jogadores”.

FONTE: ABC de Braga – Andebol SAD

Patrocinadores Institucionais