FC Porto vence CF Belenenses e isola-se no comando da classificação

PUB

O F.C.Porto Vitalis venceu esta noite o CF Belenenses por expressivo 37-24, no jogo de abertura da oitava jornada do Andebol 1, disputado no Dragão Caixa, aproveitando da melhor forma a derrota do SL Benfica na Maia para se isolar no comando da classificação. Os campeões nacionais não deixaram os seus créditos por mãos alheias e depois de um primeiro tempo em que a formação de Luís Monteiro ainda conseguiu mostrar alguma reacção (17-13 ao intervalo) partiram para uma segunda parte demolidora, ampliando a vantagem até aos 13 golos finais.

Ricardo Moreira foi o homem do jogo, não só pelos 13 golos apontados mas pela notável eficácia demonstrada em todas as vertentes das análises estatísticas. Hugo Laurentino, com 54% de eficácia, também ajudou a desequilibrar o marcador a favor dos portistas.

Na Maia, o Águas Santas voltou a impor-se a um candidato ao título nacional. Depois do Sporting, foi agora a vez do SL Benfica sentir a força dos maiatos. O jogo foi extremamente equilibrado, com empates sucessivos desde o 12-12 ao 21-21. Ao intervalo, a formação de Jorge Borges já seguia na frente (17-16) e o equilíbrio verificado no primeiro tempo repetiu-se na segunda parte, onde o Águas Santas apenas esteve em desvantagem 29 segundos. O resultado final não espelha o grande equilíbrio que marcou toda a partida.

ABC VENCEU EM LISBOA

No Casal Vistoso aguardava-se com alguma curiosidade os efeitos da mudança de treinador na turma leonina. O Sporting até entrou bem (5-2), repetindo o que se tinha passado no Dragão Caixa, mas foi permitindo a aproximação do ABC que, aos 15 minutos, já tinha o adversário ‘à vista’ (9-8). Um parcial de 0-4 a favor da equipa de Jorge Rito foi o sinal de alarme que chegou antes do intervalo (12-16). No segundo tempo, o ABC começou por ampliar a vantagem para cinco golos, chegando mesmo aos seis (17-23) a 10 minutos do fim, controlando depois o jogo para impor a quarta derrota consecutiva do Sporting CP.

MADEIRA PASSA EM GUIMARÃES

Em Aveiro, o Liberty São Bernardo esteve bem perto de conseguir a primeira vitória. É certo que foi para o intervalo a perder por três mas reagiu muito bem, começou por empatar a 17, esteve algum tempo no comando do marcador (24-23 e 25-24), mas cedeu nos instantes finais.

Em Guimarães o jogo não teve grande história, com o Madeira SAD a impôr-se com naturalidade, construindo uma vitória descansada.

Mais equilibrado foi o jogo no Padrão da Légua. O MB/Colégio Sete Fontes mandou até ao intervalo (9-10), ampliou para 10-14 mas permitiu depois um parcial de 6-1, com a Ac.São Mamede a assumir a liderança do marcador e chegar mesmo ao 19-16 a 10 minutos do fim. O Colégio 7 Fontes reagiu muito bem, empatou a 21 a minuto e meio do fim, mesmo a tempo de, a nove segundos do fim, Jorge Pinto apontar o golo que valeu a segunda vitória à turma de Braga.

– Resultados dos jogos da oitava jornada do Andebol 1, realizados esta quarta-feira:

FC Porto Vitalis-CF Belenenses, 37-24 (17-13)
Águas Santas-SL Benfica, 31-28 (17-16)
Sporting CP-ABC de Braga, 21-28 (12-16)
Liberty São Bernardo-Sp.Horta, 27-28 (13-16)
Xico Andebol-Madeira SAD, 26-32 (10-15)
Ac.S. Mamede-MB/Colégio 7 Fontes, 21-22 (9-10)

A classificação é liderada pelo FC Porto Vitalis, com 22 pontos, seguido do SL Benfica e ABC de Braga, ambos com 20. Seguem-se três equipas com 18 pontos: Sporting da Horta, Madeira SAD e Águas Santas.

Patrocinadores Institucionais