Qualificação Mundial Seniores Femininos: empate com sabor amargo

PUB

Portugal terminou hoje a sua participação na fase de qualificação e não conseguiu o seu último objectivo que era vencer a Finlândia. As portuguesas com uma segunda parte onde diminuíram a eficácia ofensiva e tiveram uma quebra em termos da prestação defensiva, acabaram por ceder uma igualdade a 25 golos, após terem estado em vantagem ao intervalo por 17-11. Assim, pela diferença de golos, a formação finlandesa acabou no terceiro lugar do grupo, enquanto que a turma nacional se quedou pelo último posto.

Quem assistiu à primeira parte da partida que opôs Portugal à Finlândia não conseguiria antever que a selecção nacional não viesse a vencer. Mesmo com um começo de jogo não muito famoso, onde uma vez mais se notou algum nervosismo, a pouco e pouco, as portuguesas foram acertando as questões defensivas que lhes permitia sair em contra-ataque e chegaram à vantagem de 11-5 aos 18 minutos. Até ao final da primeira parte, as pupilas de Duarte Freitas conseguiram sempre estar na frente e o intervalo chegou com um claro 17-11.

No segundo tempo, a história foi bem diferente. A pouco e pouco, a turma nórdica foi ganhando confiança, melhorou a sua qualidade defensiva muito pela acção da sua guarda-redes e aproveitou também a quebra de concentração defensiva do sete nacional. No ataque, a equipa das quinas também falhou muitos remates aos seis metros. Assim, o empate surgiu aos 23 golos com 19 minutos no segundo tempo.

Até ao final, o equilíbrio foi uma constante mas num encontro com muitas falhas técnicas (mais de 50 divididas pelas duas equipas, com a Finlândia na frente desse capítulo). O derradeiro minuto, proporcionou uma oportunidade para cada conjunto de vencer o encontro, mas ambas as selecções o desperdiçaram com maus remates.

Ficha de jogo

LOCAL: PAVILHÃO DO CS MARÍTIMO

ÁRBITROS: A. Siewert Delle e N. Engberg (Suécia)

PORTUGAL (25) – Daniela Pereira e Tânia Silva; Rita Alves, Ana Sousa (4), Cláudia Aguiar, Helena Corro (2), Bebiana Sabino (4), Maria Pereira (4), Vera Lopes , Liliana Ferreira (1), Daniela Silva (2), Andreia Andrade, (4) Ana Correia e Inês Catarino (4)

Treinador: Duarte Freitas

FINLÂNDIA (25) – Helene Koskinen e Bianca Eklundh; Bettina Lillqvist (3), Katri Koskela, Linda Cainberg (2), Sara Jantti (1), Inka Jantti, Alexandra Roos (4), Carolina Von He (3), Anna Lindahl, Bianca Eklundh, Malin Sandberg, Annette Tallqvist (5), Annamari Jaaskelainen e Linda Olin (7).

Treinador: Birgitta Lindholm

Ao intervalo: 17-11.

DUARTE FREITAS ADMITE QUE A PRESTAÇÃO DESPORTIVA FICA AQUÉM DAS EXPECTATIVAS

«Empenhamo-nos mas não conseguimos mais»

O desalento era evidente nas caras da selecção nacional após o empate consentido na derradeira jornada e que levou Portugal ao quarto e último posto do grupo. O seleccionador Duarte Freitas admitiu que naturalmente a prestação desportiva ficou aquém do esperado. E sobre a última partida: «Entrámos com o jogo bem preparado e sabíamos os quatro aspectos que tínhamos de resolver para vencer. Enquanto o fizemos tivemos sucesso. Na segunda parte, voltámos a relembrar esses factores ao intervalo para evitar que a Finlândia utilizasse um dos seus pontos fortes que são as transições em contra-ataque. Fomos displicentes e permitimos muito que elas fizessem contra-ataques, até porque, também falhámos muitos remates». Quando questionado se encontrava explicações para quebra, respondeu: «Não encontro explicações para a quebra. Trabalhámos e tivemos claras situações para marcar, mas ou acertámos no poste, ou rematamos ao lado ou para a guarda-redes. Perdermos oportunidades e eles foram acreditando e isso custou o empate».

Num balanço à presença na fase de qualificação, o técnico da equipa das quinas foi claro: “Em relação à prestação desportiva, fica aquém do seria exigido. Fica abaixo em termos de resultados, mas não na entrega. Não conseguimos melhor, não por falta de empenho, mas sim por falta de capacidade em termos de jogo”.

Importante no seu entender foi a forma como andebol feminino foi falado nestes dias em que estiveram no Funchal. “Estes 12 dias que passámos na Madeira foram muitos bons. O primeiro balanço para quem está no andebol feminino é a forma como a organização trabalhou, colocando o andebol feminino a ser falado como nunca o foi. Isso é que é muito importante valorizar”, finalizou.

ANDREIA ANDRADE GOSTAVA DE OFERECER UMA VITÓRIA À SUA GENTE

«Demos o melhor mas não conseguimos vencer»

Andreia Andrade era uma das três madeirenses que estavam na selecção nacional. E a portuguesa mostrava um claro desalento na face após o empate com a Finlândia. E explicou o que lhe ia na alma: «Claro que o nosso objectivo era vencer este último jogo para darmos uma imagem positiva para o povo madeirense que nos apoiou muito e também para nos premiar a nós próprias pois demos sempre o nosso melhor. Infelizmente não conseguimos vencer.Todas demos o nosso melhor para tentar dedicar uma vitória a quem nos apoiou».

Danny esteve a ver andebol

O internacional português Danny está na Madeira para um curto período de férias, após ter conseguido sagrar-se campeão na Rússia ao serviço do FC Zenit. Assim, o pupilo de Paulo Bento esteve esta tarde no pavilhão do CS Marítimo, assistindo à fase de qualificação deste Mundial de andebol, juntamente com a sua esposa e filhos (estudam no colégio dos verde-rubros) que continuam a residir no Funchal.

Casa cheia mesmo sem Portugal ser apurado

A Madeira é mesmo a capital do andebol feminino. Os adeptos madeirenses marcaram presença em força durante os três dias de competição, mesmo com o mau tempo que se fez sentir na ilha. Mesmo esta tarde onde Portugal já não tinha a possibilidade de discutir a passagem para o “play-off”, o público voltou a encher e animar as bancadas.

Calendário de jogos

Sexta-feira, 03.12.10
17h00 – Turquia : Finlândia, 36-26 (16-12)
19h00 (RTP Madeira) – Bielorússia : Portugal, 28-22 (14-13)

Sábado, 04.12.10
15h00 (RTP2 e RTP Madeira) – Portugal : Turquia, 18-31 (9-13)
17h00 – Finlândia : Bielorússia, 21-23 (11-11)

Domingo, 05.12.10
17h00 (RTP2 e RTP Madeira) – Portugal : Finlândia, 25-25 (17-11)
19h00 – Bielorússia : Turquia, 31-33 (16-17)

Classificação Geral – Grupo 3
1º – Turquia (6 pontos)
2º – Bielorússia (4 pontos)
3º – Finlândia (1 ponto)
4º – Portugal (1 ponto)

Patrocinadores Institucionais