Qualificação para o Mundial: Portugal perdeu com a Bielorrússia

PUB

Portugal estreou-se na fase de qualificação para o Mundial de 2011 com uma derrota por 28-22, frente à Bielorrússia. Ao intervalo, as bielorrussas já venciam por 14-13 e confirmaram que são um sério candidato a seguir em frente na prova. As portuguesas que até fizeram tremer as “gigantes” adversárias, claudicaram e muito na segunda parte, onde as falhas técnicas se acentuaram e lhes custou uma derrota.

Amanhã, o sete nacional defronta a Turquia às 15 horas e terá forçosamente de vencer para poder ainda sonhar com a passagem ao Play-off. O público madeirense encheu o pavilhão mas não foi suficiente para “carregar” a equipa para a vitória.

Portugal até não entrou mal na partida equilibrando o jogo (6-6). Mas o maior poder físico criou problemas ao ataque português e dessa forma as bielorrussas dispararam no marcador para 10-6, aos 17 minutos e 25 segundos. Este facto levou a que seleccionador Duarte Freitas tenha pedido um desconto de tempo. E resultou! Após esse tempo, alterando a sua defesa para um 4×2 e um 3x2x1 mais profundo, a equipa das quinas baralhou o sete da Bielorrússia e empatou a contenda a 10 golos aos 20 minutos. Foi então a vez do treinador Zakladnoy pedir uma paragem no jogo. As suas instruções trouxeram alguma melhoria. As portuguesas continuaram a finalizar aos seis metros, mas mesmo assim chegaram ao intervalo a perder 14-13, numa primeira parte onde ambas as equipas cometeram muitas falhas técnicas: 24 (Portugal somou 11 e a Bielorrússia 13).

Mau recomeço comprometeu

A segunda parte não começou da melhor forma para a turma nacional. E perante o habitual 6×0, as dificuldades em atacar foram evidentes e por vezes após criar uma boa situação, o sete português pecou na hora do remate (16-13). A “história” do embate não sofreu muitas alterações durante os primeiros 10 minutos do segundo tempo (19-16). Correr atrás do marcador foi uma constante na equipa liderada por Duarte Freitas e nem mesmo a troca de guarda-redes (Daniela Pereira substituiu Tânia Silva) trouxe mais consistência defensiva de Portugal. E cada falha no ataque, dava de imediato um contra ataque bem finalizado. Assim, o seleccionador teve de interromper a partida para tentar alterar o rumo dos acontecimentos aos 18 minutos e 45 segundos, com 22-19 no marcador. Mas as falhas técnicas continuaram e o avolumar do marcador também (25-21). Até ao final, a Bielorrússia foi gerindo a vantagem adquirida e venceu por 28-22.

DUARTE FREITAS SABE QUE O APURAMENTO ESTÁ MAIS COMPLICADO

“Temos de acreditar e vencer a Turquia”

No final da partida, o seleccionador Duarte Freitas mostrou-se resignado mas acreditando que ainda é possível. No entanto, admitiu que a vida está mais complicada. «Tínhamos as coisas preparadas. Quando se faz tantas falhas técnicas é quase impossível vencer. Ainda por cima, essas falhas deram origem a muitos contra-ataques e a Bielorrússia não desperdiçou», começou por afirmar.

Sobre as aspirações de chegar ao Play-off, o técnico admite que é difícil mas ainda nada está perdido: «Quando se entra a perder e sabendo que só uma equipa segue em frente, não desanimamos, mas as coisas complicam e com sérias dificuldades. No entanto, em termos matemáticos não podemos deixar de acreditar que é possível. Temos de ganhar à Turquia e esperar que as turcas ganhem à Bielorrússia».

Por último, não concordou que a sua equipa tenha acusado algum nervosismo.

CLÁUDIA AGUIAR AGRADECE APOIO DO PÚBLICO E PROMETE

“Vamos lutar até ao último jogo”

A ponta Cláudia Aguiar mostrava desalento no final do encontro. Mas a pupila de Duarte Freitas ainda acredita. «Tivemos muitas falhas e quando entregamos uma bola, é impossível recuperar em termos defensivos, pois fazem contra-ataque. Elas aproveitaram bem», disse. E quanto a explicações, Cláudia Aguiar não as encontra: «Não encontro explicações para tal. Isto não costuma acontecer».

Amanhã, Portugal vai defrontar a Turquia e a atleta nacional continua a acreditar que é possível seguir para o “Play-off”. «Vamos lutar até ao fim, pois matematicamente nada é impossível. Temos de acreditar», afirmou. Por último agradeceu o apoio dos madeirenses que estiveram no pavilhão: «Agradecemos o apoio do público e queremos que continuem a comparecer pois vamos lutar até ao último jogo».

Jogo no pavilhão do CS Marítimo (Funchal).

ÁRBITROS: A. Siewert Delle e N. Engberg (Suécia)

BIELORRÚSSIA (28) – Alesya Safonova e Elena Abramovich; Alena Kulik, Anastasia Kamenshchikova (2), Sviatlana Masiuk (3), Tatsiana Bobryk (5), Valiantsina Yankouskaya (7), Natalia Dzmitryieva (1), Hanna Nikalaenka, Tatiana Khlimankova, Aleya Kurchankova (4), Iryna Dronova (3), Ekateryna Drozdova, Hanna Stsiapanava (3), Valiantsina Nestsiaruk e Maryia Tsybulka

Treinador: Anatoly Zakladnoy

PORTUGAL (22) – Daniela Pereira e Tânia Silva; Rita Alves, Ana Sousa (3), Cláudia Aguiar (7), Ana Andrade (1), Bebiana Sabino (2) Cláudia Correia (3), Maria Pereira, Vera Lopes (1), Liliana Ferreira (1), Daniela Silva (1), Andreia Andrade (3) e Inês Catarino.

Treinador: Duarte Freitas

Ao intervalo: 14-13.

Todos os jogos são transmitidos online no sitio da AA Madeira.

Calendário de jogos

Sexta-feira, 03.12.10
17h00 – Turquia : Finlândia, 36-26 (16-12)
19h00 (RTP Madeira) – Bielorússia : Portugal, 28-22 (14-13)

Sábado, 04.12.10
15h00 (RTP2 e RTP Madeira) – Portugal : Turquia
17h00 – Finlândia : Bielorússia

Domingo, 05.12.10
17h00 (RTP2 e RTP Madeira) – Portugal : Finlândia
19h00 – Bielorússia : Turquia

Classificação Geral – Grupo 3
1º – Turquia (2 pontos)
2º – Bielorússia (2 pontos)
3º – Portugal (0 pontos)
4º – Finlândia (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais