Juniores A de Portugal (con)vencem Argentina

PUB

A selecção nacional de Juniores A de Portugal venceu hoje a Argentina por 41-25, no primeiro dos dois jogos de preparação que as duas equipas têm agendado e que decorreu no pavilhão do Centro Estágios de Rio Maior.

A Argentina até começou melhor (0-2), mas Portugal rapidamente deu a volta (3-2) numa partida com início atribulado, marcado pela falta de energia eléctrica que obrigou a duas paragens.

A defender em ‘5×1’, com Rui Silva na posição de defesa avançado, Portugal roubou muitas bolas ao ataque argentino, com o guarda-redes André Vilhena a evidenciar-se, proporcionando contra-ataques bem lançados.

Portugal chegou ao intervalo com uma vantagem muito confortável, o que permitiu ao seleccionador nacional utilizar outros jogadores no segundo tempo, opção que não tirou brilho ao desempenho luso.

Neste primeiro confronto com os argentinos, Rolando Freitas apenas não utilizou dois jogadores: Luís Oliveira e Hugo Silva.

ROLANDO FREITAS SATISFEITO

No final da partida o seleccionador nacional analisou de forma muito positiva o desempenho da equipa.

‘Jogámos bem. Defendemos bem e cortámos as linhas de passe e trajectórias do ataque adversário. O guarda-redes esteve bem, o que nos possibilitou um bom contra-ataque e imprimir velocidade ao jogo’, referiu Rolando Freitas.

‘Construímos no primeiro tempo um avanço confortável que nos levou para o descanso com nove golos, vantagem que se mostrou decisiva na segunda parte’.

No segundo tempo, e com ‘outra equipa’ em campo, ‘sofremos mais golos do que esperávamos, porque a Argentina nunca deixou de lutar e reduziu a diferença, mas com uma vantagem tão ampla e a utilização de quase todos os jogadores, perdeu-se às vezes alguma concentração, a que se juntaram várias exclusões’.

Esta sexta-feira Portugal volta a defrontar a Argentina, no Pavilhão de Alcanena (16 h.), em jogo que vai ser transmitido em directo pela FAP Tv.

‘A Argentina será uma das selecções que estará no campeonato do Mundo. Vai disputar os Jogos Pan-Americanos para juniores em Janeiro e quase de certeza garantirá um lugar no mundial. Nesse sentido, é importante trabalharmos contra equipas que não estamos habituados a defrontar, pelo que queremos manter uma grande regularidade, fazendo um jogo sério, e algumas experiências em termos defensivos’.

PORTUGAL, 41
ARGENTINA, 25

PORTUGAL – André Vilhena e Luís Oliveira; Nuno Silva (2), Hugo Rosário (1), Pedro Seabra (4), Rui Silva (5), João Ramos (2), Tiago Silva (3), António Areia (2), Hugo Silva (1), Belone Moreira (5), Pedro Portela (8), Ricardo Pesqueira (1), Carlos Siqueira (5), Hugo Santos (1) e Artem Kuybida (1).
ARGENTINA – Moisés Perez, Federico Sincich e Nicolas Vella; Francisco Arrom (6), Facundo Cagiani (1), Franco Gavidia (1), Flavio Ferranteli (2), Agustin Robert (5), Ignacio Pizarro (5), Juan Inacio Cantore (4), Lucas Gregori, Matias Marron, Tobias Wolf, Santiago Canepa (1) e Marcos Aveiro.

Jogo no Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior.
Árbitros: Eurico Nicolau e Daniel Martins (Portugal)
Ao intervalo: 22-11

Patrocinadores Institucionais