S.L. Benfica vence Supertaça de Andebol Portimão 2011

PUB

A primeira parte do jogo decorreu sob grande equilíbrio. Um Águas Santas extremamente determinado comandou o marcador até aos 19 minutos, altura em que permitiu ao S.L. Benfica o empate a seis golos. As segundas exclusões a Georgy Zaikin (8 m.) e Eduardo Salgado (16 m.), cedo limitaram as opções defensivas de José António Silva e Jorge Borges.

O SL Benfica passou pela primeira vez para a frente aos 25 minutos (9-8) e viria a mostrar o resto da partida que nunca mais o Águas Santas voltou a comandar o marcador. No entanto, a partida foi-se mantendo sempre muito equilibrada, com Carlos Carneiro e David Tavares a mostrarem mão certeira.

A resistência da turma da Maia durou até aos 48 minutos (21-19), mas a partir daí os minutos começaram a pesar nas pernas dos maiatos que viram o SL Benfica fazer um parcial de 4-0 que deu ao resultado uma expressão pouco consentânea com o equilíbrio que o jogo teve durante os primeiros 48 minutos.

E foi já em ambiente de festa que decorreram os momentos finais da partida, para gáudio do muito público afecto à equipa da Luz que se apresentou em excelente número nas bancadas do Portimão Arena, num ‘diálogo’ interessante com a aguerrida claque que viajou desde a Maia para apoiar o Águas Santas.

Carlos Carneiro recebeu das mãos do seleccionador nacional de sub-21, Rolando Freitas, o prémio de MVP da partida, para de seguida Miguel Fernandes, director executivo da Federação de Portugal, entregar as medalhas aos segundos classificados.

A festa terminou com a entrega dos prémios ao S.L. Benfica, de que se encarregaram Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal, e Isabel Guerreiro, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Portimão.

JOSE ANTONIO SILVA (TREINADOR DO SL BENFICA): “Este é o Benfica que toda a gente espera”

Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, o treinador do S.L. Benfica mostrou-se satisfeito com o desempenho dos seus jogadores.
“Esta equipa sempre teve boa atitude, sempre lutou pelos jogos, sempre se empenhou. Nesta equipa, ninguém pode ser acusado de falta de vontade ou falta de empenho. Este é o Benfica que toda a gente espera, é o Benfica que nós esperamos fazer evoluir. Esperamos agora ter alcançado uma maior estabilidade exibicional e maior estabilidade ao nível dos resultados”.

Sobre o Águas Santas, José António Silva refere que “esperava este Águas Santas já que conheço bem o espírito que se vive naquele clube. Esperava uma equipa lutadora, agressiva, a lutar por cada bola que estivesse em disputa”.

JORGE BORGES (TREINADOR DO ÁGUAS SANTAS): “Não trocava os meus dezassete por nenhum dos outros”

Parco em palavras mas objectivo nos elogios que teceu aos seus jogadores. Foi este o discurso de Jorge Borges, treinador do Águas Santas.
“Fomos dignos, fomos lutadores, fizemos tudo o que era possível para tentar ganhar esta final. Era para isso que estávamos aqui. Não foi possível, o S.L.Benfica foi melhor. Não trocava os meus dezassete por nenhum dos outros”.

CARLOS CARNEIRO (S.L.BENFICA): “Para nós, esta prova era o tudo ou nada”

Carlos Carneiro, MVP do jogo e capitão do S.L. Benfica, fez a apreciação à partida. “Estivemos muito mais unidos, utilizámos a defesa como arma principal, coisa que até aqui não tinha vindo a acontecer. Ao longo dos jogos fomos ganhando a confiança que vínhamos a perder desde o início do campeonato. A grande diferença foi, realmente, a união da equipa.”

PEDRO CRUZ (ÁGUAS SANTAS): “Queríamos ganhar mas a vontade e entreajuda da equipa não chegaram’”

No final do jogo, Pedro Cruz realçou o espírito da equipa. “‘Temos de enaltecer a vontade, o espírito, a força e a entreajuda desta equipa. É óbvio que queríamos ganhar mas temos consciência das nossas limitações. Olhamos para o plantel do S.L. Benfica, olhamos para o nosso… O Benfica tem craques no banco, nós temos miúdos. Não é fácil de gerir mas também não nos podemos desculpar com isso. O Benfica foi mais forte, está de parabéns, ganhou”.

Calendário e resultados de jogos – Supertaça Andebol Portimão 2011
Quarta-feira, 19.01.2011
16h00 – Grupo B – AA Águas Santas : AM Madeira And. Sad, 28-25 (10-16)
20h00 – Grupo A – Sporting CP : FC Porto, 24-29 (13-11)

Quinta-feira, 20.01.2011
16h00 – Grupo B – ABC Braga And. Sad : AA Águas Santas, 16-16 (9-9)
20h00 – Grupo A – SL Benfica : Sporting CP, 22-19 (9-10)

Sexta-feira, 21.01.2011
18h00 – Grupo B – AM Madeira And. Sad : ABC Braga And. Sad, 24-23 (13-14)
20h15 – Grupo A – FC Porto : SL Benfica, 26-32 (9-15)

Sábado, 22.01.2011
11h00 – Apuramento 5º / 6º classificado – Sporting CP : ABC Braga And. Sad, 26-15 (11-8)
14h30 – Apuramento 3º / 4º classificado – FC Porto : AM Madeira And. Sad, 25-29 (10-16)
17h00 – FINAL – SL Benfica : AA Águas Santas, 28-20 (11-9)

Classificação Geral – Supertaça Portimão 2011
1º – SL Benfica
2º – AA Águas Santas
3º – AM Madeira Andebol Sad
4º – FC Porto
5º – Sporting CP
6º – ABC Braga Andebol Sad

Patrocinadores Institucionais