CF Belenenses surpreende FC Porto e entra na luta pelo apuramento

PUB

O CF Belenenses venceu esta noite por tangencial 26-25 o F.C.Porto Vitlais, campeão nacional em título e líder da classificação, em jogo da 19.ª jornada do Andebol 1. As duas equipas forma para o descanso empatadas a 15 golos, depois de um primeiro tempo equilibrado mas em que o F.C.Porto esteve sempre na frente do marcador. Não foram precisos mais do 10 minutos para que a turma de Belém assumisse o comando do marcador (19-17, aos 40 m.), mas os campeões nacionais nunca permitiram que a equipa da casa se distanciasse no marcador. Foi até o FC Porto Vitalis que entrou em vantagem nos cinco minutos finais (22-23), mas coube ao Belenenses reverter a marcha do marcador e vencer por tangencial 26-25, após um minuto final emocionante com um golo para cada equipa.

Na Luz, o SL Benfica confirmou o favoritismo diante do Águas Santas, vencendo por 24-22. Ao intervalo os pupilos de José António Silva já levavam uma confortável vantagem de quatro golos (11-7) e o segundo tempo – pese o aproximar dos maiatos a três minutos do fim (21-21) – serviu para o SL Benfica ultrapassar o susto e confirmar a vitória.

A ronda 19 terminou em Braga – num jogo que marcou o regresso à competição de Mário Peixoto (ABC) após vários meses de ausência devido a grave lesão – com o ABC a dominar a primeira parte, chegando ao intervalo a vencer por 11-8.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do ABC, que chegou a ter vantagens de quatro golos (7-3, aos 17 m. e 11-7, aos 29 m.) e as duas equipas foram para o descanso separadas por três golos (11-8).
Entrou melhor o ABC na segunda parte, a chegar à vantagem de cindo golos (13-8), com o Sporting a reagir muito bem. Mesmo assim, a reacção leonina foi insuficiente para travar o ímpeto dos bracarenses que rubricaram uma vitória sem grandes sobressaltos, numa partida em que nunca estiveram em desvantagem.

Com este conjunto de resultados, e a três jornadas do fim da fase regular, há quatro equipas a lutar pelo sexto lugar: CF Belenenses, com 40 pontos; Águas Santas, com 39, e Sporting da Horta, com 38, mas menos um jogo (frente ao Xico Andebol).

– Resultados dos jogos da 19.ª jornada do Andebol 1 realizados esta quarta-feira:

SL Benfica-Águas Santas, 24-22 (11-7)
CF Belenenses-FC Porto Vitalis, 26-25 (15-15)
ABC de Braga-Sporting CP, 20-17 (11-8)

O FC Porto Vitalis lidera com 51 pontos, mais um que o ABC de Braga que é segundo (50), seguido do S.L.Benfica, com 47. O Madeira SAD é quarto, com 45, e o Sporting ocupa o quinto lugar com 42.

Terminada esta ronda, o Andebol 1 pára para os trabalhos das selecções nacionais, regressando em 19 de Março com a 20.ª jornada. Pelo meio, realiza-se já no dia 5 de Março (21 h.) o Sporting da Horta-Águas Santas, antecipado da 21.ª jornada, e o Xico Andebol-Sporting da Horta (16 de Março), adiado da 18.ª jornada.

Patrocinadores Institucionais