Filomena Santos acredita no apuramento para o Europeu de sub-17

PUB

Alcanena já fervilha com a realização dos jogos do grupo 7 da fase de apuramento para o campeonato da Europa de sub-17, femininos, que vai decorrer na República Checa. Durante três dias, a partir de sexta-feira, Portugal disputa com Macedónia, Montenegro e Rússia o acesso à fase final do ‘europeu’, sendo certo que apenas as duas primeiras formações visam o passaporte para Rep. Checa. Adversários que incutem respeito – e não mais do que isso – à selecção de Portugal que estagia em Alcanena desde o passado dia 19 de Março.

Um estágio que, segundo a treinadora e seleccionadora nacional Filomena Santos, «está a correr normalmente dentro do planeado». Os pequenos impedimentos físicos são pontuais e tudo leva a crer que «as jogadoras estarão todas em condições de jogar». Para a tarde de hoje e amanhã estão previstos os últimos treinos «para afinar os últimos pormenores».

O ambiente no seio da comitiva portuguesa é de optimismo, mas todos têm consciência de que Portugal não tem uma tarefa muito fácil pela frente.
«Teoricamente são três adversários com grandes tradições no andebol mundial e, por isso mesmo, muito fortes», começa por referir a seleccionadora nacional, Filomena Santos. «Destas selecções que vão disputar o apuramento apenas conhecemos o Montenegro, que defrontamos nos Jogos o Mediterrâneo. Curiosamente é a última equipa que vamos defrontar, no domingo, pelo que esse conhecimento anterior não é extremamente útil pois teríamos sempre oportunidade de analisar o Montenegro nos dois jogos que eles vão realizar sexta-feira e sábado. Em relação às outras selecções não temos conhecimento, já que não tivemos possibilidade de aceder a qualquer. Por isso, no caso da Macedónia – o nosso primeiro adversário – só vamos ter conhecimento da equipa dentro do campo. Só espero que eles também não tenham também conhecimento da nossa equipa…».

RÚSSIA MAIS FORTE

Não conhecendo os adversários, as previsões que Filomena Santos possa fazer em relação à maneira como vai decorrer o grupo 7 só podem escudar-se naquilo que tem sido a história e tradição desses países. «Se formos ver só por tradição, Portugal teria muitas dificuldades em apurar-se. Teoricamente, a Rússia seria mais forte. Mas quando estamos a trabalhar para alguma coisa temos sempre de ter esperança. Vamos lutar para conseguirmos apurar-nos. Uma coisa estou certa – a equipa vai dar tudo por tudo para conseguir o objectivo».

– Calendário de jogos – Grupo 7 – Pavilhão Desportivo de Alcanena – Escola Secundária

– 1ª jornada – sexta-feira, 25.03.2011
– 16h00 – Fyr Macedónia : Portugal
– 18h00 – Rússia : Montenegro

– 2ª jornada – sábado, 26.03.2011:
– 17h00 – Portugal : Rússia (Em directo na RTP2)
– 19h00 – Montenegro : Fyr Macedónia

– 3ª jornada – domingo, 27.03.2011:
– 15h00 – Rússia : Fyr Macedónia
– 17h00 – Montenegro : Portugal

Patrocinadores Institucionais