Portugal vence Dinamarca em reedição da final do último ‘europeu’

PUB

A selecção nacional de juniores ‘A’ de Portugal venceu esta tarde a Dinamarca por 23-21, no terceiro jogo de preparação que os comandados de Rolando Freitas realizaram no estágio que está a decorrer em Resende. Ao intervalo, Portugal perdia por 9-11.

O jogo rodeava um interesse especial já que colocava frente a frente aquelas que foram as duas selecções que protagonizaram a final do último campeonato da Europa de sub-20, realizado na Eslováquia, na altura favorável aos dinamarqueses que conquistaram o título europeu com uma vitória sobre a formação lusa por 30-24 (14-11 ao intervalo).
Desta feita, a história inverteu-se e Portugal triunfou rubricando uma excelente ponta final.

«Foi, de facto, a reedição da final do último ‘europeu’, protagonizadas por duas equipas de muito bom nível», começou por referir Rolando Freitas.

«Portugal e Dinamarca encararam este jogo como tal – como uma reedição dessa final – tais os cuidados que ambas as formações demonstraram ao longo do jogo. Por isso, o jogo teve poucos golos e não foi por falta de tentativa da nossa parte de o tornar mais rápido».

Durante a primeira parte Rolando Freitas reconhece que «tivemos algumas dificuldades nos duelos um conta um, pelo mais visível poderio físico dos dinamarqueses, e estávamos a 10 centímetros de fixar, não estávamos a conseguir envolver toda a defesa, caindo em faltas», sustenta o seleccionador nacional.

«Mesmo assim, e durante todo o primeiro tempo, não perdemos de vista a Dinamarca. Na segunda parte, a tendência do jogo não se alterou muito. Tivemos as mesmas dificuldades, acertámos melhor em termos defensivos e, sempre que conseguimos melhor circulação de bola, fizemos bons golos. Por outro lado, estivemos bastante imprecisos em alguns remates. Na parte final do jogo alterámos o sistema defensivo para 6×0 e mantivemos alguma agressividade. A alteração deu resultado e acabámos por dar a volta ao marcador com um parcial de 7-1 na fase final, plenamente merecido por nunca termos deixado de acreditar no nosso modelo de jogo, mantendo as nossas ideias e a nossa estrutura de trabalho».

Rolando Freitas não escondeu a sua satisfação pelo desempenho da equipa, sentimento seguramente extensivo a todos os que tiveram oportunidade de presenciar a partida.

«Quem esteve presente no pavilhão de Anreade teve oportunidade de assistir a um jogo que, provavelmente, envolveu as duas melhores equipas da Europa neste escalão. E, de certeza, que todos apreciaram o nosso esforço, o nosso trabalho e o nosso jogo. Mas, como em tudo na vida, é preciso comunicar e transmitir o seu apreço pelo trabalho pelos outros. Estamos certos que, se não o fizeram, foi apenas por timidez».

Em anexo pode ser consultado o boletim do jogo.

As duas selecções voltam a encontrar-se este sábado em Resende, a partir das 17 horas.

Patrocinadores Institucionais