Carlos Matos: “Lutar até não podermos mais… com muita alma e com muito coração”

PUB

Sábado arranca a Fase Final e o tiro de partida é dado no pavilhão Flávio Sá Leite. Para abrir, um clássico do andebol. Às 17h00, tempo para a 1ª jornada, a primeira de dez finais. O ABC parte da “pole position”, mas o traçado é sinuoso. Até à meta, muito há a acelerar, mas para evitar despistes e derrapagens, o ABC quer entrar a ganhar.

ABC de Braga – Sporting CP é um dos clássicos maiores do andebol nacional e para o capitão Carlos Matos, o ABC vai entrar em grande: “Estamos preparadíssimos. A equipa está muito motivada, está a treinar muito bem. Alguma ansiedade e nervosismo, que é normal e positiva, mas preparados”.

O experiente central academista admite alguma surpresa na atual classificação do ABC: “Superamos as expetativas de muita gente… e até as nossas. Mas, tudo o que fizemos para trás serve para nos dar mais força e motivação para, jogo a jogo, continuarmos a discutir as nossas possibilidades e continuarmos a sonhar”.

A liderança no campeonato à entrada para a Fase Final revela tudo de bom que foi feito e acresce alguma responsabilidade para o que há-de vir. É que, daqui para a frente, o ABC vai ter que lidar com a pressão de estar na frente. “Temos que dar continuidade. Vamos lutar até não podermos mais, com muita alma e muito coração, além da qualidade que temos, para conquistarmos as vitórias necessárias à conquista do título. É um sonho que nós temos…”, reconhece o capitão academista.

O sonho de Carlos Matos alargou-se e cresceu. Agora, não é apenas um sonho: “Sabemos que é possível, mas também sabemos que para sermos campeões vamos ter que jogar sempre no limite”.

A jogar em casa, o ABC quer retirar favoritismo, apesar do aumento da pressão sobre a equipa. “A mim agrada-me começarmos em casa, mas sabemos que qualquer deslize pode comprometer os nossos objetivos”, admite Carlos Matos. Uma pressão extra com que o camisola 20 não se identifica: “Os bons jogadores e as boas equipas vêem-se nos momentos de pressão. Tenho a certeza que vamos dar uma resposta capaz”.
Quem também vai entrar em campo algo pressionado é o Sporting. A cinco pontos da liderança, um dos candidatos maiores ao título desespera por resultados positivos. “É uma equipa que sabe que se perder aqui, praticamente, fica fora da luta pelo título. E isso irá motivá-los. Eu tenho dito, em tom de brincadeira, que o Sporting pode não ganhar o campeonato, mas pode tirar o campeonato a alguém”, antecipa Carlos Matos.
Na Fase Regular, duas vitórias concludentes para o ABC, mas nada que incite à facilidade. “O Sporting tem um grupo muito bom de jogadores, há ali muita qualidade individual, e nós estamos à espera do melhor Sporting da época e só o melhor ABC poderá vencer o melhor Sporting”.

Numa Fase Final, a pressão cai para os dois lados, mas no pavilhão Flávio Sá Leite, o apoio só cai para um. E é o próprio Carlos Matos a passar a bola à massa adepta academista: “ Eu quando falo de jogarmos no limite, esse limite inclui o público. Todos nós rendemos mais quando os adeptos estão do nosso lado. Eles empurram-nos para a frente, ajudam-nos a marcar golos e a evitá-los. O nosso público é tão fundamental como qualquer um de nós fazer uma boa exibição”.

O apoio das bancadas é inestimável e esta época, o público tem respondido à chamada. No entanto, Carlos Matos acredita que pode ser ainda melhor: “Os nossos adeptos têm estado bem mas ainda não veio a equipa toda. Tivemos algumas baixas, se calhar por lesão, mas não veio a equipa toda (risos). E nós precisamos da equipa toda”.

Faça parte desta equipa!!! Sábado… às 17h00…
Força ABC!!! O ABC está nas nossas mãos!!!

FONTE: ABC de Braga – Gabinete de Imprensa

Patrocinadores Institucionais