Sporting CP vence em Braga e relança ambições

PUB

O Sporting venceu esta tarde o ABC de Braga por 25-20, no jogo de abertura da primeira jornada da fase final do Andebol 1. Ao intervalo, os pupilos de Branislav Pokrajac já seguiam na frente (12-14).
O muito público que compôs as bancadas do pavilhão Flávio Sá Leite deu por bem empregue o tempo dispensado. Assistiu a um jogo equilibrado, emotivo, bem disputado e jogado sob grande desportivismo desde a entrada em campo das três equipas. O resultado final engana quem não esteve no Sá Leite mas, como referiu Jorge Rito na conferência de imprensa, a sua equipa ‘arriscou tudo por tudo nos minutos finais e tanto podia perder por um ou dois como podia dar no que deu’.
A primeira parte foi toda do Sporting. Consciente de que tinha de vencer em Braga para poder relançar as suas ambições, a equipa leonina tomou conta do marcador, chegou facilmente aos 0-4 e só permitiu o primeiro golo do ABC aos oito minutos! As defesas impunham-se claramente aos ataques, obrigando os adversários a jogar no limite do jogo passivo.
Nos minutos iniciais do segundo tempo o ABC rapidamente deu a volta e passou pela primeira vez – e diria a história que, pela última – no marcador aos 34 minutos. Uma situação que o Sporting rapidamente inverteu. E sempre que parecia que os bracarenses estariam prestes a empatar, lá cometiam uma falha que lhes travava a ambição. E nem a desqualificação de Pedro Portela abalou a estrutura do Sporting que foi sempre mantendo uma confortável vantagem, entrando nos cinco minutos finais a vencer por 18-21. O tudo por tudo do ABC não resultou e foi até o Sporting que tirou vantagem, ampliando o marcador para uma vitória muito confortável.

EM DIRECTO

«Foi a primeira vez em que jogámos todos os 60 minutos do jogo com total intensidade. Este foi o detalhe mais importante da nossa exibição. Sabíamos que se não ganhássemos os dois primeiros jogos desta fase final dificilmente nos manteríamos na corrida pelo título nacional. Sabíamos que era um jogo difícil. Fizemos um bom jogo» (Branislav Pokrajac, treinador do Sporting).

«Foi o regresso a um pavilhão onde tenho muitos amigos do outro lado. Mas a amizade fica de fora quando o jogo começa. A minha exibição especialmente nos últimos cinco minutos? Importante foi a maneira como a equipa defendeu. O nosso ‘6×0’ resultou e foi a chave da vitória» (Hugo Figueira, jogador do Sporting).

«Estivemos todo o jogo a fazer uma única substituição ‘defesa x ataque’. De resto, jogaram sempre os mesmos jogadores. Mas já tínhamos esta limitação na primeira fase do campeonato e chegamos ao fim nos lugares da frente. Mas tivemos alguma infelicidade, logo na abertura do jogo, quando sofremos três ou quatro golos no limite do jogo passivo. Depois, andámos sempre atrás do resultado. Tínhamos ganho os outros dois jogos do campeonato, mas hoje o Sporting foi melhor, pelo que merece os parabéns pela justa vitória. Vamos aprender com os erros. A diferença de cinco golos não reflecte o que se passou no jogo. Na parte final arriscámos tudo, podíamos ter perdido por um ou por dois… Queríamos ganhar na entrada da fase final, não conseguimos, mas as expectativas mantêm-se. Nada está perdido» (Jorge Rito, treinador do ABC de Braga).

«Queríamos muito ganhar porque pensamos que oito ou nove vitórias podem dar-nos o título. Ainda podemos chegar lá, nada está perdido. Até quarta-feira, pelo menos, continuamos à frente do campeonato. Queremos agradecer mais uma vez a este excelente público e garantir-lhes que vamos continuar a lutar» (Carlos Matos, capitão do ABC de Braga).

Madeira e Águas Santas dividem pontos

No outro jogo do grupo A, disputa muito equilibrada entre Madeira SAD e Águas Santas. Depois de um empate a 11 ao intervalo, o equilíbrio foi-se mantendo até aos 50 minutos, com empates sucessivos. Nos 10 minutos finais a história não mudou e as equipas acabaram por dividir os pontos, fruto do empate a 22 golos.
No grupo B aconteceram duas surpresas. O Xico Andebol arrancou um empate em casa frente ao favorito CF Belenenses, numa partida em que não houve golos nos três últimos minutos.
Em Aveiro, e depois de chegar ao intervalo a perder por 15-20, o Liberty São Bernardo rectificou e conseguiu uma importante vitória nos instantes finais do jogo.

– RESULTADOS –

GRUPO A:
ABC de Braga-Sporting, 20-25 (12-14 ao intervalo)
Madeira SAD-Águas Santas, 22-22 (11-11)

GRUPO B:
Xico Andebol-CF Belenenses, 27-27 (12-14)
Liberty São Bernardo-Sp.Horta, 30-29 (15-20)

A primeira jornada do grupo A concluiu-se na próxima quarta-feira com a realização do jogo SL Benfica-FC Porto .

Patrocinadores Institucionais