Arbitragem portuguesa reconhecida ao mais alto nível

PUB

A arbitragem portuguesa volta a merecer o reconhecimento das mais altas instâncias do andebol mundial, que acabam de nomear quatro duplas lusas para outras tantas competições internacionais. Dois Campeonatos do Mundo, um Campeonato da Europa e a mais conceituada competição internacional para os Sub-19 – que funciona como o Europeu deste escalão – vão contar com a presença de árbitros portugueses.

Este conjunto de nomeações, que evidencia a qualidade da arbitragem portuguesa, não acontece por acaso. Deve-se a um conjunto de factores, entre os quais os excelentes resultados que as nossas selecções têm vindo a alcançar nos escalões jovens (como o demonstra a presença de Portugal em três das quatro competições agora visadas), e ao trabalho pioneiro que a Federação de Andebol de Portugal está a desenvolver juntamente com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, trabalho esse que está a ser acompanhado quer pela EHF quer pela própria IHF.

As duas duplas portuguesas internacionais IHF (o mais alto patamar da arbitragem mundial) foram nomeadas para outros tantos campeonatos do Mundo.

Assim, Ivan Caçador e Eurico Nicolau (Leiria) foram nomeados pela IHF para o XVIII Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos 2011, que vai decorrer em Thessaloniki, na Grécia, entre 17 e 31 de Julho. Recorde-se que também a selecção de Portugal vai participar na competição, integrando o grupo D, juntamente com a Suécia, Espanha, Hungria, Irão e Canadá.

A outra dupla internacional IHF, Ricardo Fonseca/Duarte Santos (Madeira), vai estar presente no IV Campeonato do Mundo de Sub-19 (masculinos), que vai decorrer na Argentina entre 10 e 20 de Agosto.

Quanto às nomeações efectuadas pela EHF, Ana Afonso e Ana Silva (Porto) foram indicadas para o X Campeonato da Europa de Sub-17 (femininos) que vai disputar-se na República Checa, em Brno e Praga, entre 23 de Junho e 3 de Julho próximos.

Recorde-se que também esta competição vai contar com a presença da selecção de Portugal do respectivo escalão, que integra o grupo B juntamente com a Dinamarca, Roménia e República Checa.

Finalmente, Daniel Freitas/César Carvalho (Braga) foram nomeados para o VII European Open Championship Sub-19, competição que vai decorrer em Gotemburgo, na Suécia, entre 3 a 9 de Julho p.f. A prova conta com a presença de 22 selecções masculinas, entre as quais a portuguesa, que integra o grupo A juntamente com a Suíça, Montenegro, Hungria, Israel e Inglaterra.

Patrocinadores Institucionais