S.L. Benfica soma Taça de Portugal à Supertaça

PUB

O S.L. Benfica arrecadou esta tarde a 40.ª edição da Taça de Portugal seniores masculinos, ao vencer o Madeira SAD por 29-25. Uma equipa que se mostrou com queda para Taças, disputadas no Algarve, já que em Janeiro passado, em Portimão, ganhou a Supertaça Portimão 2011.

Ao intervalo, os madeirenses venciam por 14-12, depois de um primeiro tempo em que comandaram sempre o marcador. Com uma defesa profunda e rápida reposição da bola em jogo, o Madeira SAD tentou explorar o eventual cansaço dos pupilos de José António Silva, dado o sobrecarregado calendcário a que foi sujeito no final da ápoca. Aos 20 minutos, os madeirenses passaram com um avanço de quatro golos (7-11) que uma boa reação do SL Benfica reduziria para dois em cima do intervalo (12-14).

O Benfica reentrou melhor na partida e fez um parcial de 6-2 em oito minutos que o levou para a frente do marcador (18-16, aos 38 m.). A partir daí, ver-se-ia depois, o Madeira nunca mais voltaria ao comando do marcador. Mas nunca esteve fora do jogo já que, aos 43 minutos, voltou a empatar, desta vez a 19 golos, empates que se repetiriam aos 21, 22 e 23 golos (50 m.).

O Benfica respondeu a esta reação madeirense com um parcial de 4-0, que levou o resultado para 27-23, já depois de Rui Silva, aos 48 minutos, ter visto o cartão vermelho.

Com o tempo a passar, o Madeira tentou fazer tudo depressa e bem, o que dificultou a tarefa.

Os benfiquistas arrecadam assim um troféu de que andavam arredados há mais de 20 anos, perante uma equipa que valorizou, e de que maneira, o triunfo dos lisboetas.

EM DIRECTO

PAULO FIDALGO:
‘O que faltou? Os milhões de adeptos e os euros para o orçamento’

Na conferência de imprensa que se seguiu à distribuição de prémios por todos os participantes, Paulo Fidalgo foi à sala de imprensa claramente comovido mas satisfeito com a entrega da sua equipa, nesta final, como em toda a época. Recordando o segundo lugar no campeonato e a presença na final da Taça, Fidalgo mostrou a medalha que acabara de lhe ser entregue, e disse que «por muito que respeito o S.L. Benfica e o F.C.Porto, esta medalha de segundo lugar tem muito significado e muito mais trabalho. Estou triste mas não estou nada desiludido. Estou até muito orgulhoso».
Paulo Fidalgo recordou que «estivemos dentro do jogo, de forma brilhante, até aos 55 m. Durante o primeiro tempo, tivemos momentos de altíssimo nível. Jogámos hoje, no dia 29 de Maio, com altíssima velocidade. O que faltou? Os milhões de adeptos e os euros do orçamento»

JOSÉ ANTÓNIO SILVA
‘Vitória dedicada a todos os benfiquistas personalizados no presidente’

José António Silva, técnico do SL Benfica, fez a seguinte abordagem à partida.
«Assistimos a um jogo mito intenso, em que defrontámos uma equipa que fez toda uma excelente temporada e que tentou tirar partido de algum desgaste nosso», começou por referir José António Silva. «De início tivémos algumas dificuldades,mas na segunda parte adaptámo-nos, passámos para a frente e dominámos»

O técnico benfiquista deu depois «os parabéns a todos os jogadores, que fizeram um jogo de grande sacrifício, esforço e vontade, depois desta série de jogos».

O técnico do Benfica expressou depois a sua «grande satisfação pela vitória e por poder dar uma alegria a todos os benfiquistas e, ao mesmo tempo, corresponder com uma boa época ao investimento feito pela SAD».

Patrocinadores Institucionais