Derrota tangencial frente à Eslovénia na despedida do Qatar

PUB

A selecção nacional de Juniores A de Portugal perdeu esta tarde com a Eslovénia por tangencial 25-24, no terceiro e último jogo da formação lusa no Torneio Internacional do Qatar. Ao intervalo, a equipa portuguesa perdia por 16-13.

Depois das vitórias frente ao Qatar e Grécia, os pupilos de Rolando Freitas tiveram esta tarde pela frente o mais difícil adversário, nem mais nem menos que a Eslovénia, terceira classificada no último ‘europeu’ disputado na Eslováquia, ganho pela Dinamarca e onde Portugal foi segundo.

«Entrámos muito mal no jogo, muito desconcentrados e a fazer coisas nada habituais, nomeadamente em termos defensivos. Sofremos golos esquisitos e permitimos muitos contra-ataques, o que levou a Eslovénia aos oito golos de vantagem», começou por explicar Rolando Freitas.

Para o seleccionador nacional, «a Eslovénia actuou com uma defesa agressiva, para além das regras disciplinares, com uma arbitragem muito complacente com estas situações. Fomos melhorando, assentando o jogo, melhorando defensivamente, e aos poucos conseguimos recuperar, chegando a dois de desvantagem, um pouco antes do intervalo, sofrendo o terceiro em cima do apito para o descanso».

Portugal voltou para a segunda parte com outro espírito e outra concentração. «Recuperámos, empatámos, chegámos a comandar o marcador e depois tivemos um momento em que não fomos eficazes em termos de finalização e o jogo entrou em fase de equilíbrio. No final, acabou por pender para a Eslovénia, como podia pender para o lado de Portugal, já que as equipas equivaleram-se nos minutos finais da partida», reforçou Rolando Freitas.

BALANÇO POSITIVO

Numa breve apreciação à presença portuguesa no Torneio Internacional do Qatar, Rolando Freitas não esconde a sua satisfação. «Cumprimos os nossos objectivos. Pudemos ver o estado de forma dos jogadores, pudemos ver o que alguns jogadores podem fazer para a equipa e experimentar novas soluções tácticas. Saímos daqui com a ideia de quem pode ter condições para seguir em frente, pelo que estamos contentes com o trabalho feito, independentemente do resultado do jogo de hoje. O que nos interessava era tirar ilações sobre o que podemos fazer no mundial».

E as conclusões são positivas. «Saímos daqui conscientes que ainda temos muito trabalho para fazer, muito caminho percorrer, mas ao mesmo tempo confiantes. No jogo com a Eslovénia conseguimos dar uma boa resposta durante 40 minutos, frente a uma selecção que está com a preparação mais avançada. Com mais trabalho, ainda podemos progredir um pouco mais. É aquilo que pretendemos», referiu o seleccionador nacional.

Por Portugal, alinharam e marcaram:
André Vilhena e Luis Oliveira; António Areia, Gilberto Duarte, Pedro Portela (1), Nuno Silva (1), João Ferraz (4), Hugo Rosário (1), Pedro Marques (1), Rui Silva (2), Ricardo Pesqueira (4), Carlos Siqueira (1), João Ramos (2), Belone Moreira (7), Artem Kuybida e Hugo Santos.

– Calendário e resultados doTorneio Internacional do Qatar:
– 1.ª jornada:
18h00 – Eslovénia : Grécia, 33-21 (19-7)
19h30 – Qatar : Portugal, 29-35 (13-17)

– 2.ª jornada:
18h00 – Grécia : Portugal, 21-31
19h30 – Qatar : Eslovénia, 26-40 (11-18)

– 3.ª jornada:
18h00 – Portugal : Eslovénia, 24-25 (13-16)
19h30 – Qatar : Grécia, 24-23

– Classificação final:
1.º Eslovénia, 6 pts.
2.º Portugal, 4 pts.
3.º Qatar, 2 pts.
4.º Grécia, 0 pts.

Patrocinadores Institucionais