FC Porto e SL Benfica na final do Torneio de Portugal

PUB

O F.C.Porto vai defrontar o S.L. Benfica na final do Torneio de Portugal que se realiza este domingo, pelas 17 horas, no Multiusos de Fafe, com transmissão em directo pela RTP 2. Para chegarem à final, os benfiquistas afastaram o ABC de Braga por margem tangencial (29-28), enquanto que o F.C.Porto visou o passaporte ao derrotar o Sporting por 20-18.

O muito público que ocorreu ao Multiusos de Fafe deu por bem empregue o seu tempo já que, como referiu o técnico do F.C.Porto em conferência de imprensa, assistiu a dois bons jogos.

Na primeira partida, S.L. Benfica e ABC de Braga andaram sempre de ‘braço dado’ no marcador, com os bracarenses a darem muito boa conta do recado chegando ao intervalo com vantagem mínima (15-14). No segundo tempo valeu essencialmente um parcial de 4-0 que o S.L. Benfica rubricou a partir do minuto 41, e que lhe permitiu virar o marcador de 21-19 para 21-23 a seu favor. Os bracarenses responderam, voltaram a empatar a 23 e quatro golos consecutivos de Álvaro Rodrigues levaram de novo a equipa para o comando do marcador (27-26). Os cinco minutos finais foram de grande emoção, com empates a 27 e 28, para David Tavares marcar o decisivo golo que daria a vitória tangencia (29-28) ao S.L. Benfica

David Tavares (S.L. Benfica) foi eleito o MVP do jogo.

F.C.PORTO VENCE SPORTING

A história do segundo jogo repetiu-se no que diz respeito ao equilíbrio e emoção que prenderam os espectadores até aos instantes finais do jogo. Começou melhor o F.C.Porto que passou aos 20 minutos com cinco golos de vantagem (9-4) e foi para o descanso com três (10-7). O Sporting reagiu bem, e chegou ao empate aos 38 minutos (12-12), para pouco depois passar para a frente, com uma vantagem de dois golos (12-14). Depois de empates a 14 e 15 o F.C.Porto despertou e regressou ao comando do marcador para não mais o largar, assegurando um lugar na final com uma vitória por 20-18.

Dario Andrade (F.C.Porto) foi eleito o MVP do jogo.

EM DIRECTO

Jorge Rito (treinador do S.L Benfica«O jogo não foi brilhante e do ponto de vista da actuação do SL Benfica foi péssimo, tanto em termos de ataque como de defesa. Um jogo muito descontrolado, com pouca organização, mas a culpa não é só do Benfica. Tivemos pela frente o ABC que está bem montada e organizada para contrariar aquilo que são, por agora, as nossa soluções. Valeram os 60 minutos de preparação em que os jogadores lutaram contra a exaustão para estarem na sua primeira final deste ano. Hoje, porque o resultado esteve sempre muito apertado e estivemos em risco de perder. Tivemos de apelar a outro tipo de factores, para além da organização, da táctica e da técnica, tiveram de apelar ao seu espírito de entrega para ganhar o jogo porque se assim não fosse, não conseguíamos ganhar».

Carlos Resende (treinador do ABC de Braga): «Da mesma forma que o treinador do SL Benfica ficou satisfeito com a bravura dos seus jogadores, também eu fiquei muito satisfeito com a entrega dos meus. Mais importante do que o resultado final do jogo o que interessava era aproveitar este jogo como se fosse mais um de preparação, que tentássemos colocar em campo tudo o que já construímos como equipa, foi isso que pedi aos meus atletas, que dessem o seu melhor. Cometemos aqui e acolá alguns erros perfeitamente admissíveis para quem está a trabalhar há um pouco menos de três semanas. Não tenho motivos para não estar satisfeito com os meus atletas porque vi que deram o seu máximo».

Dario Andrade (jogador do F.C.Porto): «É sempre bom fazer um bom jogo e poder ajudar a equipa rumo à vitória e fico feliz por isso… Mas o mais importante é dar o contributo para a equipa e ajudar a conseguir os objectivos a que nos propomos. Foi um jogo em que tivemos períodos em que fomos superiores, intercalados por outros em que o Sporting esteve melhor, mas, acima de tudo, foi um jogo muito disputado. Para já, o torneio tem corrido bem, porque temos ganho, mas acredito que ainda há muitas coisas que temos de corrigir».

Fábio Magalhães (jogador do Sporting CP): «Não era este o resultado que esperávamos mas temos de atender a que o F.C.Porto está com a sua preparação mais adiantada, já que vai entrar numa competição muito importante já no próximo fim-de-semana e para a qual desejo, desde já, a melhor sorte. Tivemos muitos bons momentos neste jogo, comandamos o marcador durante algum tempo mas depois deixámo-nos ir abaixo na parte final, o que acontece na pré-temporada».

No site www.andystat.com podem ser consultados todos os dados estatísticos; classificação e boletins dos jogos realizados e calendário para o último dia do «Torneio de Portugal».

Patrocinadores Institucionais