Torneio de Portgal: FC Porto e ABC de Braga entram a vencer

PUB

F.C.Porto e ABC de Braga entraram a ganhar no Torneio de Portugal que esta tarde arrancou em Fafe.

No primeiro jogo da tarde, o campeão nacional F.C.Porto – onde se estrearam em competições oficiais da temporada Ricardo Costa e Eduardo Filipe – confirmou o seu favoritismo frente à selecção de Angola, orientada por Filipe Cruz, e venceu por confortável 32-25. Depois de uma primeira parte onde o domínio portista foi bem vincado, as duas equipas foram para o intervalo separadas por nove golos (10-19), com vantagem para a turma de Ljubomir Obradovic.

O técnico portista foi desde bem cedo rodando o seu plantel, sem que a eficácia da equipa fosse muito afectada. Já no segundo tempo a vantagem do FC Porto chegou aos 10 golos, mas a selecção angolana conseguiu reduzir essa desvantagem para os sete golos, terminando por perder por 25-32.

Belchior Kamunga foi o MVP da partida.

EM DIRECTO
Ljubomir Obradovic (treinador do F.C. Porto): « Gostei muito deste jogo porque precisámos deste tipo de adversários, com esta velocidade, rapidez e mudança de sentido. Só não são tão experientes como os nossos adversários na fase de qualificação para a Liga dos Campeões. Hoje, gostei das duas equipas. Vamos tentar entrar na Liga dos Campeões, o ano passado não fomos felizes. De certeza que a equipa da casa vai ser muito apoiada, e vai ser muito apoiada e o Ricardo Costa e Eduardo Filipe são jogadores muito espertos, de grande qualidade e de certeza de que vão ajudar tanto quanto possível».

Filipe Cruz (treinador da selecção de Angola): «Foi um jogo muito difícil porque estávamos a jogar contra o campeão português. Também estamos num ciclo de preparação depois de estarmos quase dois anos sem competição internacional. Conseguimos concentrar o grupo e quero agradecer o convite que foi-nos endereçado pela Federação de Andebol de Portugal, que assim nos permite competir ao mais alto nível, preparando da melhor forma a preparação os Pan-Africanos, em Setembro. Vamos tentar aproveitar ao máximo este torneio».

ABC VENCE FINALISTAS DO SÃO MATEUS

No segundo jogo da tarde, o ABC de Braga defrontou a formação sueca do Lugi Handboll, finalista vencida do Torneio Internacional da Feira de São Mateus. A formação de Carlos Resende – que apresentou já os seus novos reforços José Pedro Coelho e Pedro Seabra Marques – tomou conta do marcador desde o início chegando aos 18 minutos a vencer por 8-10. Com José Pedro Coelho a mostrar mão quente, os bracarenses foram para o intervalo a vencer por 17-19. O ABC reentrou melhor, ampliou a vantagem para cinco (17-22) mas pouco depois permitiu um parcial de 5-1 a favor dos suecos que se colaram no marcador (22-23). Entretanto, Carlos Resende dava tempo de jogo a todo o plantel, fazendo entrar os jogadores menos utilizados. Foi o ‘canto do cisne’ dos suecos que, até ao final da partida, o melhor que conseguiram foi estar a dois golos de diferença (26-28, aos 48 m.). O ABC entrou nos cinco minutos finais com três golos de vantagem (30-33), diferença que viria a ampliar para os cinco golos, numa ponta final onde N uno Rebelo esteve em particular evidencia.

Niklas Gudmunson foi eleito o MVP da partida.

EM DIRECTO:
Carlos Resende (treinador do ABC de Braga): «Foi o nosso terceiro jogo de preparação e vale o que vale… Mas é sempre melhor ganhar que perder. Foi um teste interessante frente a jogadores que são muito altos, embora não tão rápidos, mas jogadores extremamente altos Foi bom para nós trabalharmos, correu bastante bem, os jogadores conseguiram resolver os problemas e hoje gostei mais da prestação ofensiva mas podemos e devemos melhorar um bocadinho. O Lugi é uma equipa tipicamente da escola sueca que sente dificuldades quando se depara com uma defesa profunda».

NOTA -No site www.andystat.com podem ser consultados todos os dados estatísticos; classificação e boletins dos jogos realizados, que também anexamos, e calendário para os restantes dias do torneio.

Patrocinadores Institucionais