Aí está o primeiro grande clássico da temporada

S.L. Benfica e F.C. Porto protagonizam este domingo, a partir das 15 horas, e com transmissão em directo pela RTP 2 e Benfica TV, o primeiro grande clássico da temporada. É certo que a procissão ainda nem sequer vai no adro mas nenhuma das duas equipas quer perder pontos, nomeadamente quando frente a frente estão dois adversários directos, com objectivos comuns.

Instado a abordar a partida, João Ferreirinho (S.L. Benfica) começou por enaltecer as qualidades do grupo de trabalho às ordens do professor Jorge Rito.

«Tendo em conta aquilo que já mostrámos, as qualidades que temos, acho que somos fortes em quase todos os parâmetros de jogo. Temos altura, peso e velocidade. Somos uma equipa que funciona bem em momentos de pressão e de decisão», destacou.
João Ferreirinho espelhou ainda os objectivos da equipa para o clássico e para a restante época. «Pela experiência que temos sabemos exactamente o que fazer. Não há nada a temer, nada que nos demova do nosso objectivo que é ganhar», frisou.

Já Pedro Graça abordou as expectativas para a temporada 2011/2012 e do jogo deste domingo, a contar para a primeira jornada do Andebol 1, frente ao FC Porto.

Graça diz que a pré-época foi positiva e que «já há muita ansiedade para começar o campeonato». Esse primeiro jogo tem lugar na Luz, frente a um dos adversários directos do Benfica, o campeão nacional FC Porto. A força e apoio dado pelos adeptos à equipa é sempre muito importante e Pedro Graça não se esquece disso: «Esperamos casa cheia, adeptos que nos ajudem a vencer este primeiro jogo e, como já aconteceu, se as coisas nos correrem menos bem sabemos que eles nos dão a força para dar a volta ao resultado.»

O ponta-esquerda destacou ainda a evolução do grupo de trabalho, mostrando-se confiante para a nova temporada: «A equipa está muito unida, muito forte a nível defensivo e a evoluir a nível ofensivo. Estamos a melhorar de dia para dia e esperamos uma grande época. Queremos ganhar tudo.»

ALFREDO QUINTANA PUXA DOS GALÕES

Do lado do F.C.Porto, Alfredo Quintana foi um dos últimos a chegar ao clubes mas já se sente perfeitamente inserido no espírito da equipa e do próprio andebol nacional.

«Já tenho ideia do que significa um Benfica-FC Porto e vamos fazer tudo para ganhar o jogo. Somos tricampeões, mas este é um jogo de começo de época e acho que não há favoritos, pode acontecer qualquer coisa. Estávamos a sonhar jogar na Liga dos Campeões, mas não conseguimos. Agora temos de olhar em frente, ser campeões e voltar a disputar a entrada na prova.”

Gilberto Duarte, um jovem que tem despontado no andebol luso, sabe que não espera à sua equipa uma tarefa fácil e não se deixa iludir pela vitória recente frente à equipa das águias.

«O jogo contra o Benfica no Torneio de Portugal [vitória dos Dragões por 25-24] serviu de preparação. As equipas rodaram muito, pelo que este será um jogo mais duro, intenso. Jogar na Luz é sempre complicado e estamos a preparar bem o encontro. Nestes jogos nunca há favoritos: de um lado está o campeão nacional, mas um ‘grande’ em casa é sempre muito forte. A nível individual, já recuperei da lesão e estou muito melhor, mas preciso de continuar a trabalhar, porque perdi muito tempo da pré-época. O nosso objectivo é lutar para ganhar tudo e chegar o mais longe possível na Taça EHF. Como temos a mesma estrutura dos últimos anos, é mais fácil trabalhar.»

O jogo entre o Benfica e o FC Porto vai ser dirigido pela dupla internacional da Madeira, Duarte Santos/Ricardo Fonseca; tem início marcado para as 15 horas deste domingo, dia 11, no Pavilhão n.º 2 da Luz e vai ser transmitido em directo pela RTP 2 e pela Benfica TV.

Patrocinadores Institucionais