Campeonato arranca com derbi entre SL Benfica e FC Porto

PUB

Contagem decrescente para a edição 2011/2012 do Andebol 1 que arranca este fim-de-semana com uma jornada plena de interesse. Um clássico, já na tarde de sábado, que em Braga coloca frente a frente o ABC e o Sporting, e dois derbis – entre SL Benfica e FC Porto e Sporting da Horta-Madeira SAD – transmite um interesse muito particular à abertura do Andebol 1.

No Flávio Sá Leite, e com transmissão em directo pela FAP Tv, ABC e Sporting reencontram-se depois de bem recentemente terem medido forças no Torneio de Portugal, em Fafe. Na altura, o Sporting ultrapassou com facilidade os pupilos de Carlos Resende (32-27) mas, a jogar em casa, é bem provável que a partida seja mais equilibrada e proporcione ao público que ocorra ao recinto bracarense um bom espectáculo.

Nos Açores, o Sporting da Horta recebe o Madeira SAD num derbi em que os madeirenses, vice-campeões nacionais, se apresentam como favoritos. Dentro das quatro linhas os pupilos de Filipe Duque tentarão contrariar esta teoria.

As duas formações que chegaram este ano ao Andebol 1 jogam perante o seu público. No Municipal da Maia, o Maia ISMAI recebe o CF Belenenses, uma formação renovada mas, com toda a certeza, portadora da mesma ambição que lhe dá algum favoritismo nesta deslocação ao Norte.
Em Fafe, o Águas Santas apadrinha o regresso do Andebol Clube de Fafe ao escalão mais alto do andebol nacional. Com a forte adesão do público de Fafe ao andebol, como se constatou recentemente no Torneio de Portugal, é de crer que os pupilos de Óscar Freitas possam ter um forte apoio que permita amenizar o favoritismo que parece estar um pouco mais do lado dos maiatos.

Em Aveiro, o renovado São Bernardo recebe o Xico Andebol num jogo que se prevê venha a ser marcado pelo equilíbrio.

LUZ RECEBE MAIS UM CLÁSSICO

Na tarde de domingo, e com transmissão televisiva em directo pela RTP 2 (15 h.), serve-se o prato forte da ronda, com o embate entre SL Benfica e FC Porto. Um confronto que promete, já que frente a frente estarão seguramente dois dos melhores plantéis do campeonato. O FC Porto, campeão nacional em título, perdeu Inácio Carmo e Nuno Grilo para o seu adversário de domingo, mas manteve toda a outra estrutura. O SL Benfica foi buscar Jorge Rito a Braga e assegura que quer fazer uma época que termine com a hegemonia do FC Porto. No recente Torneio de Portugal ainda não foi possível destronar a formação do Norte pelo que o jogo de domingo é aguardado com grande expectativa.

– Jogos e árbitros para a primeira jornada do Andebol 1, a disputar este fim-de-semana:

– Sábado, dia 9 de Setembro:
17.00 h. – Pav.Flávio Sá Leite – ABC de Braga-Sporting CP – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria) –FAP TV
17.45 h. – Municipal da Maia – Maia ISMAI- Delta Belenenses – Daniel Freitas/César Carvalho (Braga)
18.00 h. – Pav. S.Bernardo – São Bernardo-Xico Andebol – António Trinca/Tiago Monteiro (Lisboa)
18.30 h. – Municipal Fafe – AC Fafe-Águas Santas – João Basto/Júlio Cardoso (Braga)
21.00 h. – Pav.Desp.Horta – Sporting Horta-Madeira SAD – Mário Coutinho/Ramiro Silva (Aveiro)

– Domingo, dia 11 de Setembro:
15.00 h. – Pav.Luz 2 – SL Benfica-FC Porto – Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira) – RTP 2

Em anexo pode ser consultado o regulamento da prova, que também está publicado no Portal da FAP, no Comunicado Oficial n.º 1 de 2011/2012, onde se encontra como anexo.

Patrocinadores Institucionais