F.C.Porto Vitalis vence na Eslováquia e tem abertas as portas da Liga dos Campeões

PUB

O FC Porto venceu esta tarde os eslovacos do Tatran Presov por 29-28, no jogo da meia final do torneio de qualificação – grupo 1 – para a Liga dos Campeões Europeus de Andebol.

Ao intrevalo, a formação portista perdia por 16-15, depois de uma primeira parte onde se registaram várias alternâncias no marcador mas na qual os eslovacos, a jogar em casa, chegaram a estar a vencer por quatro golos de vantagem (12-8). Um parcial de 0-3 voltou a colar as equipas no marcador, o FC Porto ainda empataria a 14 e 15 mas foi para o descanso a perder por tangencial 16-15.

A turma portuguesa entrou bem melhor na segunda parte, especialmente no aspecto defensivo, e conseguiu passar para a frente do marcador aos 36 minutos (17-18). Em pouco tempo os pupilos de Ljubormir Obradovic conseguiram vantagem mais dilatada (18-21), passando os 43 minutos com cinco golos de vantagem (18-23). A defesa do FC Porto mostrava-se imperial e foi decisiva para que a equipa mantivesse vantagens confortáveis entre três e cinco golos e que entrasse nos cinco minutos finais em superioridade numérica, com a posse da bola e a vencer por 27-25. Os minutos finais foram de grande emoção mas com a equipa portuguesa a gerir de forma inteligente a vantagem, num recinto com ambiente nada favorável, na casa do adversário.

Vitória final do FC Porto por tangencial 29-28, que coloca a equipa lusa na rota do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Jogo no City Hall Presov.

Tatran Presov, 28
FC Porto, 29.

– Tatran Presov; Frantisek Bohac (gr), Michal Urban (1), Dainis Kristopans (5), Tomas Mazar (2), Alexandr Radcenko (3), Ante Kukrika (6) e Radoslav Antl (5). Jogaram ainda Jakub Krupa (gr), Radovan Pekar (1), Tomas Marusak, Michal Kopco, Tomas Cip (2) e Jakub Hrstka (3).

– FC Porto: Hugo Laurentino (gr), Dario Andrade (6), Wilson Davyes (4), Filipe Mota (6), Tiago Rocha (2), Pedro Spínola (8) e Ricardo Moreira (3). Jogaram ainda Alfredo Quintana (gr), Gilberto Duarte e Ricardo Costa.

Árbitros: Michael Johansson e Jasmin Kliko (Suécia).

Ao intervalo: 16-15.

FINAL COM O PARTIZAN DE BELGRADO

O F.C.Porto defronta este domingo o Partizand e Belgrado que hoje venceu os gregos do AEK de Atenas por 25-26 (12-15 ao intervalo).

Recorde-se que apenas os três vencedores dos torneios de qualificação passam para a fase de grupos da Liga dos Campeões masculina. Os 4º classificados e o Torneio “Wild Card” continuam na Taça EHF, onde entram na 2ª eliminatória. Os 2º e 3º classificados prosseguem, também, para a Taça EHF mas entram apenas na 3ª eliminatória.

TORNEIOS DE QUALIFICAÇÃO – LIGA DOS CAMPEÕES MASCULINA

Grupo 1 (Eslováquia): Tatran Presov (Eslováquia), AEK Athens (Grécia), RK Partizan Beograd (Sérvia) e FC Porto Vitalis (POR)

Meia-final 1: Tatran Presov (Eslováquia) – FC Porto Vitalis (Portugal), 28-29
Meia-final 2: AEK Athens (Grécia) – RK Partizan Beograd (Sérvia), 25-26

Grupo 2 (Áustria): IK Sävehof (Suécia), Dinamo-Minsk (Bielorússia), aon Fivers (Áustria) e Besiktas JK (Turquia)

Meia-final 1: IK Sävehof (Suécia) – Besiktas JK (Turquia), 34-28
Meia-final 2: Dinamo-Minsk (Bielorússia) – aon Fivers (Áustria)

Grupo 3 (Israel): HC Metalurg (Macedónia), FH Hafnarfjördur (Islândia), Haslum HK (Noruega) e Maccabi Srugo Rishon Lezion (Israel).

Meia-final 1: HC Metalurg (Macedónia) – Maccabi Srugo Rishon Lezion (Israel)
Meia-final 2: FH Hafnarfjördur (Islândia) – Haslum HK (Noruega), 29-36

TORNEIO WILD CARD

– Cuatro Rayas BM Valladolid (Espanha), Rhein-Neckar Löwen (Alemanha), Dunkerque HB Grand Littoral (França) e KS Vive Targi Kielce (Polónia)

Meia-final 1: Cuatro Rayas BM Valladolid (Espanha) – KS Vive Targi Kielce (Polónia), 19-2.1
Meia-final 2: Rhein-Neckar Löwen (Alemanha) – Dunkerque HB Grand Littoral (França), 30-36

Para mais informações consultar www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais