S.L. Benfica vence em casa derbi frente ao FC Porto

PUB

O SL Benfica venceu esta tarde o campeão nacional FC Porto por apertado 23-22, em jogo da primeira jornada do Andebol 1. Uma partida que teve dois períodos completamente distintos, com o FC Porto a mandar na primeira parte e o SL Benfica a impôr-se no segundo tempo.

A primeira parte pertenceu quase por inteiro ao FC Porto que comandou sempre o marcador, chegando a ter uma vantagem de três golos. Com Hugo Laurentino em excelente plano, a equipa de Ljubomir Obradovic passou no entanto por um mau momento, em que esteve nove minutos sem marcar. O primeiro rude golpe para a equipa nortenha aconteceu aos 21 minutos, com o cartão vermelho a Filipe Mota, numa altura em que o FC Porto vencia por 8-9, aos 21 minutos, mas a equipa conseguiu ultrapassar essa debilidade e foi para o intervalo a vencer por dois golos (11-13).

O recomeço do segundo tempo ‘não contou’ com o F.C.Porto que teve uma branca de 10 minutos, permitindo ao SL Benfica um parcial de 6-0 que virou o marcador para 17-13, a favor dos benfiquistas. Uma acção a que parece não ter sido estranha a entrada em campo de Nuno Grilo, que Jorge Rito fez ‘co-habitar’ com Carneiro.

Se ambas as equipas entraram em campo desfalcadas de duas peças importantes, George Zaikin no Benfica e Tiago Rocha, no FC Porto, ambos por castigo, e depois do vermelho a Filipe Mota, foi a vez de Jorge Rito ter de lidar com outra limitação, já que aos 42 minutos foi a vez de Carlos Carneiro ser desqualificado. O Benfica não pareceu acusar muito essa ausência, ampliou para 20-17, mas o FC Porto, por Eduardo Filipe e Dario Andrade, voltou a colar-se no marcador (20-19, aos 50 m.).

As duas equipas entram nos quatro minutos finais com o SL Benfica em vantagem tangencial (22-21), e Ricardo Candeias, ao parar um livre de sete metros tentado por Ricardo Costa a minuto e meio do final, acabou por sentenciar a partida. O FC Porto ainda reduziu, a meio minuto do final, mas não teve tempo para levar até ao fim a recuperação.

Triunfo difícil da equipa da casa, por tangencial 23-22.

EM DIRECTO

No final do jogo Ljubomir Obradovic , treinador do FC Porto, fez a seguinte apreciação.

‘Um jogo típico de campeonato. O FC Porto esteve bem na primeira parte, o Benfica melhor na segunda. Seguramente que se fizeram sentir os dois jogos da fase de apuramento da Liga dos Campeões, mas já começou o campeonato. Parabéns aos nossos jogadores que lutaram até ao fim’

Já Jorge Rito, técnico do Benfica, quando indagado sobre o que disse aos jogadores no intervalo da partida, após uma primeira parte que não foi nada favorável à sua equipa, referiu que ‘a análise da primeira parte foi clara, permissivos na defesa, e tínhamos de alterar alguma coisa. Já no final da primeira parte tivemos um bom parcial de 4-0. Tentamos pressionar o Porto em termos de solução de remate e falhas técnicas e a partir daí tivemos um bom contra-ataque. Tivemos o jogo controlado na segunda parte, por mérito da acção defensiva. Escusávamos de sofrer tanto’.

Patrocinadores Institucionais