Portugal com Eslováquia e Bulgária na qualificação para o Campeonato da Europa Sub20 masculinos

PUB

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Viena, o sorteio dos grupos de qualificação para o Campeonato da Europa Sub20 masculinos Turquia 2012, na Conferência de Secretários Gerais, durante o 20º aniversário da EHF.

Este Europeu é para atletas nascidos em 1992 ou mais novos e a fase final vai decorrer na Turquia, de 5 a 15 de Julho de 2012, com jogos a ter lugar na Ankara Arena e na THF Handball Complex, ambos na capital Ankara.

Dezasseis selecções vão disputar a fase final e já estão apuradas a Turquia (organizadora), a Croácia (vencedora do Campeonato da Europa Sub18 masculinos 2010) e Espanha (vice-campeã do Campeonato da Europa Sub18 masculinos 2010). As restantes treze selecções vão apurar-se para a fase final através de grupos de qualificação, cujos jogos vão realizar-se de 6 a 8 de Abril de 2012.

Do sorteio, resultaram 8 grupos – 5 grupos de 4 equipas e 3 grupos de 3 equipas. Dos grupos 1 a 5, o 1º e 2º classificados qualificam-se; dos grupos 6 a 8, apenas o vencedor do grupo vai à fase final do Europeu Sub20.

Portugal ficou no Grupo 6, com a Eslováquia e a Bulgária, grupo onde apenas o 1º lugar dá acesso à fase final do Europeu de Sub20 Turquia 2012. A qualificação deverá ter lugar na Bulgária.

Resultado completo dos grupos de qualificação Europeu Sub20 masculinos:

Grupo 1 – Dinamarca, Rússia, Bielorússia, Bélgica
Grupo 2 – Alemanha, Rep. Checa, Holanda, Ucrânia
Grupo 3 – França, Eslovénia, Roménia, Hungria
Grupo 4 – Sérvia, Noruega, Israel, Áustria
Grupo 5 – Suíça, Suécia, Letónia, Montenegro
Grupo 6 – PORTUGAL, Eslováquia, Bulgária
Grupo 7 – Islândia, Estónia, Bósnia Herzegovina
Grupo 8 – Polónia, Finlândia e FYR Macedónia

Direito de organizar a qualificação

Um sorteio posterior determinou os direitos de organização dos grupos de qualificação, que saiu aos países da linha 1. Caso recusem, passa para as equipas da linha 3, depois a 2 e, então, a linha 4.

As equipas que já tinham organizado a qualificação para o Europeu Sub20 em 2010 não têm direito de voltar a ser organizadores desta qualificação. Isto aplica-se à República Checa, Finlândia, Israel, Portugal, Roménia, Rússia, Eslovénia, Sérvia e Ucrânia.

Para mais informações consultar www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais