Selecção nacional: alegria, entrega e boa disposição no regresso ao trabalho

PUB

A selecção nacional sénior masculina de Portugal concentrou-se esta manhã em Rio Maior, dando início a um estágio cuja primeira etapa termina na próxima quinta-feira, dia 29 de Dezembro. O seleccionado luso prepara os jogos do Grupo 2 de qualificação para o campeonato do Mundo – Espanha 2013, apuramento que vai discutir com a Turquia e Ucrânia.

Os 18 jogadores às ordens de Mats Olsson realizaram duas sessões de trabalho neste primeiro dia de estágio, e o seleccionador nacional não esconde a sua satisfação pela maneira como (re) encontrou o grupo esta manhã.
«Vi uma equipa que chegou muito bem-disposta, depois das mini-férias de Natal. Hoje fizemos duas sessões de trabalho físico, aproveitando para lembrar os movimentos tácticos», refere Mats Olsson, para voltar a frisar. «Fiquei muito contente com a entrega, boa disposição e vontade dos jogadores».

Para este primeiro período de estágio, o seleccionador nacional estabeleceu como objectivo «colocar os jogadores um pouco mais em ‘marcha’ no aspecto físico, depois dos jogos que realizaram ao serviço dos seus clubes no dia 21. Vamos também lembrar os movimentos tácticos para no dia 2 de Janeiro, quando iniciarmos o estágio em Lamego, já estarmos um passo mais à frente para defrontar a Turquia e a Ucrânia». Este curto período de concentração, de apenas três dias, «não dá para introduzir coisas novas, é só para lembrarmos o que já trabalhámos anteriormente. Só tivemos uma semana juntos, em Novembro, pelo que agora é mais para relembrar. Só depois, no dia 2 de Janeiro, começaremos a preparar os jogos com a Turquia e, depois, os jogos com a Ucrânia».

JOGO COM ANGOLA

Esta quarta-feira Portugal volta a realizar duas sessões de trabalho, uma de manhã (10 h./ 12 h.) e outra de tarde, que prevê a realização de um ‘amigável’ com a selecção de Angola.

«Temos esta oportunidade de realizar um jogo amigável com a selecção de Angola, que está em Portugal a preparar o Campeonato Africano das Nações. É a possibilidade de jogarmos contra alguém, de uma forma mais competitiva, em vez de fazermos jogos-treino só com os nossos jogadores. Não vamos preparar nada especificamente para este jogo com Angola, por isso nem vimos nada sobre o adversário. Quero ver se conseguimos impor o ritmo que queremos imprimir no primeiro jogo com a Turquia. Agora, o mais importante é juntar os jogadores que provêm de seis clubes. O ‘timing’ e a ligação entre os jogadores é diferente de clube para clube, pelo que estes períodos de concentração, mesmo curtos, são importantes», sustenta Mats Olsson.

A jogo Portugal-Angola está agendado para as 19 horas desta quarta-feira, no Centro Desportivo da Juventude Desportiva do Lis, em Leiria, e será dirigido ela dupla Eurico Nicolau e Roberto Martins, de Leiria.

– Calendário do Grupo 2 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Espanha 2013:

1ª jornada – 02.11.11 – Turquia : Ucrânia, 24-26
2ª jornada – 06.11.11 – Ucrânia : Turquia, 32-20
3ª jornada – 04.01.12, 20h15 – Portugal : Turquia (RTP2)
4ª jornada – 08.01.12, 19h00 (locais) – Turquia : Portugal
5ª jornada – 12.01.12, 18h00 (locais) – Ucrânia : Portugal
6ª jornada – 15.01.12, 15h00 – Portugal : Ucrânia (RTP2)

Patrocinadores Institucionais