Espanha vence «Torneio das Quatro Nações»

PUB

A Espanha garantiu esta manhã o triunfo na edição de 2011/2012 do Torneio das Quatro Nações, que decorreu durante três dias no Dragão Caixa, no Porto. Na última jornada, os espanhóis venceram a Alemanha por 23-20, enquanto Portugal não conseguiu ultrapassar a França (28-31).

Quando Eurico Nicolau e Ivan Caçador apitaram para o início do decisivo Portugal-França, os pupilos de Rolando Freitas já sabiam que, face à vitória da Espanha sobre a Alemanha (20-23), Portugal precisava de uma vitória confortável de, pelo menos, 8 golos sobre os franceses (marcando no mínimo 27) para garantir o triunfo no Torneio das Quatro Nações.

Para o sete inicial Rolando Freitas chamou o guarda-redes Fábio Magalhães; os pontas Sérgio Barros e Davide Carvalho; o central Rui Silva, completando a equipa com o pivô João Gomes e os laterais Belmiro Santos e Pedro Peneda

Os primeiros minutos pareceram mostrar algum nervosismo da equipa lusa que permitiu aos gauleses passarem aos 11 minutos com quatro golos de vantagem (4-7). Na baliza, o guarda redes da França (MathieuMerceron) brilhava. Aos 14 minutos, Rolando Freitas procedeu às primeiras alterações, fazendo entrar Duarte Carregueiro e Hugo Santos. Seis minutos depois, Rui Silva, na concretização de um livre de sete metros, empatou a partida (9-9), para ouco depois, Luís Oliveira substituir Fábio Magalhães na baliza portuguesa. A perder por dois (10-12) Rolando Freitas pede um ‘time-out’ mas Portugal não conseguiu ultrapassar essa desvantagem até ao intervalo.

A primeira metade do segundo tempo foi disputada sob grande equilíbrio, com constantes alternancias no marcador e vários empates sucessivos. Assim foi até à entrada dos seis minutos finais (26-26), num jogo que prometia durar até ao fim. Só que a necessidade de fazer tudo depressa e bem pesou no desempenho de Portugal que não conseguiu ser mais lúcido que a França nos instantes finais do jogo, acabando por perder (28-31) o único encontro deste Quatro Nações.

Todas as estatísticas finais podem ser consultadas em www.andystat.com.

TORNEIO DE GRANDE NÍVEL

No final do jogo, Rolando Freitas fez uma apreciação à partida e à presença portuguesa neste torneio.
«Neste torneio todas as equipas conseguiram, pelo menos uma vitória e nós próprios tivemos a oportunidade de ganhar à Espanha« reconhece o técnico nacional.«Esse foi o jogo decisivo para o triunfo final no torneio. Se tivéssemos ganho à Espanha, teríamos sido nós os vencedores. Este é um torneio de preparação, em que há muito equilíbrio e, como venho alertando desde o primeiro dia, é um Quatro Nações com um nível muito alto, como hoje se comprovou. Cada dia vale por si, por aquilo que as pessoas fazem e as equipas chegaram muito cansadas ao último dia da prova, de uma prova dura. Hoje fizemos um bom jogo, sem estarmos brilhantes, estivemos melhores em termos ofensivos mas faltou-nos um pouco de competitividade, um pouco de agressividade e também um pouco de sorte em termos defensivos. Como a defesa não esteve tão bem, não conseguimos lançar o contra-ataque. Foi aí que esteve a nossa menor valia, que se refletiu no resultado».

Rolando Freitas confessa que «este torneio, e a maneira como o jogámos, deixa boas perspectivas para a qualificação. Sermos capazes de competir desta forma com equipas que estão nas meias finais e finais de campeonatos da Europa e do Mundo, deixa-nos contentes, deixa-nos boas perspectivas para a qualificação que vai disputar-se na Eslováquia. É preciso agora que os jogadores continuem a trabalhar individualmente. Só nos voltamos a reunir em Março e até aí os jogadores têm de trabalhar, de investir individualmente, de ter oportunidades nos seus clubes, para depois trabalharmos no sentido de nos qualificarmos para o campeonato da Europa».

– Calendário do Torneio das Quatro Nações –

– Sexta-feira, dia 13 de Janeiro:

17.00 h. – França-Alemanha, 23-27 (9-15)
19.00 h. – Portugal-Espanha, 24-24 (12-10)

– Sábado, dia 14 de Janeiro:
16.00 h. – Espanha-França, 29-23 (13-14)
18.00 h. – Portugal-Alemanha, 26-25 (15-11)

– Domingo, dia 15 de Janeiro:
10.00 h. – Alemanha-Espanha, 20-23 (11-11)
12.00 h. – Portugal-França, 28-31 (14-16)

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1.º Espanha, 5 pts.
2.º Portugal, 3 pts.
3.º Alemanha, 2 pts.
4.º França, 2 pts.

PRÉMIOS INDIVIDUAIS – TROFÉUS SALMING

MVP (Jogador Mais Valioso): Quetin Minel (França)
Melhor Marcador: Rui Silva (Portugal) – 22 golos
Melhor Guarda-Redes: Malte Semisch (Alemanha)

Patrocinadores Institucionais