Vitória confortável para Lamego desfrutar

PUB

Portugal venceu esta noite a Turquia por 35-22, naquele que foi o seu primeiro jogo no grupo 2 da fase de apuramento europeia para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo – Espanha 2013. Uma vitória conseguida em dia de festa em Lamego, que correspondeu da melhor forma e encheu por completo o acabado de ‘inaugurar’ Centro Multiusos, que acolheu assim o primeiro jogo de alta-competição. Um triunfo fácil, conseguido com muito trabalho, e por números ligeiramente melhores do que a Ucrânia tinha conseguido em casa, em Novembro passado, frente ao mesmo adversário (32-20).

Portugal entrou em jogo com Hugo Figueira na baliza; Pedro Solha e David Tavares nas pontas; Carlos Carneiro, Fábio Magalhães e João Ferraz na primeira linha e Tiago Rocha a pivô. Nas situações de defesa João Ferraz dava lugar a Álvaro Rodrigues.

Os minutos iniciais foram de grande produção atacante, equilibrados, com a primeira vantagem de três golos a sorrir a Portugal (5-2, aos 6 minutos) graças a um excelente remate em apoio de João Ferraz. A Turquia reagiu muito bem e não precisou de mais de quatro minutos para empatar a partida.

À passagem dos 15 minutos Mats Olsson começou a refrescar a equipa, lançando em jogo Tiago Pereira, primeiro, Elledy Semedo e João Antunes, pouco depois. Nessa altura, a formação turca cometeu uma série de erros no ataque que proporcionaram rápidos contra-ataques de Portugal que chegou aos 17 minutos a vencer por cinco (11-6). Vantagem que não conseguiu manter por muito tempo já que, pressionado diversas vezes pela ameaça de jogo passivo, viu-se obrigado a concluir situações de ataque de forma menos eficiente. À entrada do minuto 27, e a vencer por 13-11, Mats Olsson utilizou o desconto de tempo para falar com os seus jogadores. O intervalo chegou pouco depois com a equipa lusa a vencer por 16-14.

DEPOIS DE UM PEQUENO SUSTO, A DECISÃO…

Para o segundo tempo, Portugal estreou na partida Inácio Carmo, mantendo Fábio Magalhães e Carlos Carneiro na primeira linha. A Turquia voltou a colar-se no marcador (17-16, aos 33 minutos), mas esta aproximação como que ‘espicaçou’ a formação lusa que rapidamente voltou a repor distâncias sem nunca, no entanto, parecer poder passar dos três golos. Até que

Fábio Magalhães, com dois remates consecutivos, conseguiu passar esse registo (22-17, aos 39 m.). Adnan Ozturk trocou de guarda-redes, Portugal imprimiu mais velocidade ao jogo e, com dois contra-ataques consecutivos, ampliou para 26-18, ao minuto 43, diferença que ‘obrigou’ o técnico turco a pedir um desconto de tempo. A 10 minutos do fim o jogo estava resolvido, Mats Olsson deu tempo de utilização a todos os jogadores de campo, pensando já nos difíceis dias que se aproximam, com mais três jogos em oito dias, e viagens longas de permeio.

Marcha do marcador: 6-6 (10 m.); 11-7 (20 m.); 16-14 (30 m.); 22-17 (40 m.); 29-21 (50 m.); 35-22 (60 m.)

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

EM DIRECTO

No final da partida, Tiago Rocha foi à sala de imprensa explicar o triunfo sobre a Turquia e aquilo que pareceu ser um certo nervosismo inicial.

«No início do jogo tivemos muitas falhas e não estávamos a conseguir fazer aquilo que estudámos, parar os ataques do nosso adversário. Depois, no ataque, também falhámos golos em contra-ataque, o que deu um resultado relativamente equilibrado ao intervalo. Depois, na segunda parte, conseguimos sair mais rápido para o contra-ataque e ampliámos o resultado. Agora vamos estudar este jogo, ver as falhas e ultrapassar de novo os turcos. Para já, só pensamos na Turquia. Depois é que vem a Ucrânia». Sobre o ambiente vivido em Lamego, «é bom jogar neste ambiente. É bom para os atletas e para a modalidade».

COMEÇAR A PREPARAR O JOGO DA TURQUIA

O seleccionador nacional Mats Olsson começou por abordar as dificuldades iniciais que a defesa portuguesa pareceu acusar.

«Tínhamos estudado bem a equipa da Turquia, com as suas virtudes e os seus defeitos e qual a equipa inicial. Na primeira parte, ‘chegamos’ um pouco tarde. Enganamo-nos a nós próprios com o ritmo demasiado lento que imprimimos ao jogo e às movimentações defensivas. Estivemos demasiado pesados e sabíamos que, pelo menos, dois jogadores deles tinham grande facilidade de remate do exterior e uma boa relação com o pivô. Ao intervalo falamos, mostramo-nos mais despertos na segunda parte, evitando os remates dos melhores finalizadores. Mas acho normais estas situações, porque treinamos poucos dias e os primeiros 30 minutos do jogo deram para estudar melhor esta equipa, uma equipa pesada».

O seleccionador nacional não esconde a sua satisfação com a vitória, com o resultado e com o desempenho dos jogadores.

«Estou muito contente, pude utilizar todos os jogadores com excepção do Hugo Laurentino, até porque todos os jogadores que entraram em jogo fizeram muito bem o seu papel e mostraram claramente porque estão aqui». Sobre o jogo na Turquia, «sabemos que vai ser diferente, mais difícil, num pavilhão cheio. Amanhã mesmo estudaremos o vídeo deste jogo, tentar corrigir um pouco a defesa, alguns erros no ataque».

A selecção nacional mantém-se em Lamego até à manhã da próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro, viajando depois para a Turquia, onde joga no dia 8, domingo.

Calendário do Grupo 2 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Espanha 2013

1ª jornada – 02.11.11 – Turquia : Ucrânia, 24-26
2ª jornada – 06.11.11 – Ucrânia : Turquia, 32-20
3ª jornada – 04.01.12, 20h15 – Portugal : Turquia, 35-22 (16-14)
4ª jornada – 08.01.12, 19h00 (locais) – Turquia : Portugal
5ª jornada – 12.01.12, 18h00 (locais) – Ucrânia : Portugal
6ª jornada – 15.01.12, 15h00 – Portugal : Ucrânia (RTP2)

Classificação Geral – Grupo 2
1º – Ucrânia (2 jogos, 4 pontos)
2º – Portugal (1 jogo, 2 pontos)
3º – Turquia (3 jogos, 0 pontos)

Patrocinadores Institucionais