ABC vence e atrasa S.L. Benfica na corrida pelo título

PUB

O ABC de Braga venceu esta tarde o S.L. Benfica por 22-21, em jogo da primeira jornada da fase final do grupo A do Andebol 1. A jogar em casa, perante uma excelente moldura humana, os comandados de Carlos Resende fizeram do seu excelente desempenho defensivo a melhor arma para bater um adversário que se apresentava como claramente favorito.

O primeiro quarto-de-hora foi jogado de forma veloz, com equilíbrio, prendendo o público desde o apito inicial, mas sem que o ABC conseguisse chegar ao comando do marcador. Essa situação ocorreu pela primeira vez aos 20 minutos (9-8) e, mostraria a história da partida, que seria de uma forma definitiva. De facto, a partir daí, e fazendo valer a sua capacidade defensiva, numa tarde onde Humberto Gomes esteve em excelente nível (41% de eficácia), o ABC nunca mais deixou de comandar o marcador, chegando ao intervalo com uma surpreendente vantagem de quatro golos (15-11). Pelo meio ficou um parcial de 6-0 favorável ao ABC, que ocorreu entre os minutos 16 (7-8) e 23 (13-8).

O recomeço não trouxe grandes novidades, com o ABC a conseguir liderar sempre o marcador com uma confortável vantagem, até o SL Benfica se ‘colar’, aos 51 minutos (21-20). Nessa ocasião já Carlos Resende se vira privado de José Pedro Coelho, afastado da partida por terceira exclusão, aos 45 minutos (20-17).

Os minutos finais foram emotivos, com as duas equipas a lutarem pelos pontos, que acabando por ser mais eficaz o ABC de Braga que assim assegurou o primeiro triunfo da temporada frente ao Benfica, ao mesmo tempo que ganhava pontos não só ao seu adversário da tarde, como ao Águas Santas, que perdeu no Sporting, e ao Madeira SAD, que empatou em casa frente ao FC Porto Vitalis.

Na Madeira, previa-se teste difícil para o líder FC Porto e assim aconteceu. O campeão nacional comandou o marcador nos minutos iniciais, controlando essa vantagem até ao intervalo (13-15) mas a reação do Madeira SAD apareceu já a meio do segundo tempo, levando a equipa de Paulo Fidalgo – sob a batuta de João Ferraz – a uma vantagem de três golos (23-20), depois de um parcial de 5-0 em 10 minutos. O FC Porto reagiu rapidamente após um ‘time-out’ solicitado por Ljubomir Obradovic (23-22), mas os minutos finais acabaram por ditar a divisão dos pontos.

Realce para a eficácia do regressado guarda-redes da turma portista, Alfredo Quintana (52%).

Em Lisboa, o Sporting fez valer os seus argumentos frente ao Águas Santas, passados que foram os primeiros minutos em que a equipa da Maia esteve na frente (3-5). A partir daí, o Sporting tomou conta do jogo, chegou ao intervalo a ganhar por 15-10, e a segunda parte serviu para o seu treinador gerir a vantagem e chegar ao fim com uma vitória confortável por quatro golos (30-26).

GRUPO B
Delta Belenenses perde com Maia ISMAI

No grupo B, o Delta Belenenses perdeu na Maia, enquanto o Andebol Clube de Fafe, que ao intervalo vencia em Aveiro por 14-15, não conseguiu suster a reação aveirense, comandada pela eficácia de Daan Garcia (10 golos), e acabou por perder por vencer por 31-30, resultado que deixa a turma fafense no último lugar.

Resultados dos jogos da 1.ª jornada da fase final do Andebol 1:

– GRUPO A:
ABC de Braga-SL Benfica, 22-21 (15-11)
Sporting CP-Águas Santas, 30-26 (15-10)
Madeira SAD-FC Porto Vitalis, 24-24 (13-15)

– GRUPO B:
Delta Belenenses-Maia ISMAI, 32-35 (12-17)
São Bernardo-A.C.Fafe, 31-30 (14-15)

NOTA – O jogo Xico Andebol-Sporting da Horta foi adiado para 21 de Março.

Patrocinadores Institucionais